quarta-feira, 6 de abril de 2011

SINDICATO COBRA CONCURSO PARA 4 MIL PROFESSORES

A coordenadora geral do Sinte/RN, Fátima Cardoso, considerou a   convocação professores  temporários que passaram pelo processo seletivo simplificado uma medida mais “coerente” do que a alternativa que vinha sendo adotada, ou seja, a convocação de estagiários para suprir a falta de docentes. Ela lamentou, porém, os repetidos adiamentos relativos ao concurso público, que deveria ter sido realizado desde o governo anterior.

O prazo mais recente dado pela Secretaria de Educação, para a publicação do edital, é maio. Hoje há aproximadamente 900 estagiários atuando nas escolas estaduais e, com os novos convocados, mais de 2 mil professores temporários devem prestar serviços nas salas de aula da rede. O Sinte entende que a carência é ainda maior e Fátima Cardoso estima em mais de 4 mil, ao todo.

“Se (o concurso) for para menos do que isso vamos continuar dependendo de contratações temporárias”, criticou a sindicalista. Fátima Cardoso considera imprescindível contar com docentes devidamente capacitados também em bibliotecas e salas de multimídia das escolas, para poder transmitir o conteúdo com a devida eficiência. Ela afirma que os profissionais nessas condições não se encontram em desvio de função, mesmo estando fora de sala de aula.

A expectativa da Secretaria de Educação é realizar o concurso público este ano e, em 2012, não precisar convocar estagiários, nem professores provisórios. No final de março o governo fechou um acordo com o Tribunal Regional do Trabalho e a 4ª Vara da Fazenda Pública, autorizando a permanência de 2.634 estagiários e professores provisórios em sala de aula somente até o fim de 2011, com o compromisso de realização do concurso. O processo seletivo levará em conta as necessidades de pessoal e a capacidade financeira do estado.

Fonte: TRIBUNA DO NORTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário