sexta-feira, 29 de abril de 2011

UFRN DIVULGA A RELAÇÃO DAS OBRAS LITERÁRIAS PARA O VESTIBULAR 2012


A UFRN recomenda-se a leitura integral das seguintes obras literária para o vestibular 2012:

1. Crônica: CRÔNICAS DE ORIGEM - Luís da Câmara Cascudo


2. Poesia: A ROSA DO POVO - Carlos Drummond de Andrade

3. Romance: MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS - Machado de Assis

 4. Teatro: O SANTO E A PORCA - Ariano Suassuna

5. Conto: NEGRINHA - Monteiro Lobato


Relação dos contos da obra Negrinha:
        NEGRINHA
     
  AS FITAS DA VIDA
     
  O DRAMA DA GEADA
     
  BUGIO MOQUEADO
     
  O JARDINEIRO TIMÓTEO
     
  O FISCO (CONTO DE NATAL)
     
  OS NEGROS
     
  BARBA AZUL
     
  O COLOCADOR DE PRONOMES
     
  UMA HISTÓRIA DE MIL ANOS
     
  OS PEQUENINOS
     
  A FACADA IMORTAL
     
  A POLICITEMIA DE DONA LINDOCA
     
  "QUERO AJUDAR O BRASIL..."
     
  SORTE GRANDE
     
  DONA EXPEDITA
     
  HERDEIRO DE SI MESMO



     
FONTE: SITE DA UFRN

ALUNOS DO ProITEC DEVEM CONFIRMAR A INSCRIÇÃO DE 3 A 6 DE MAIO

No período de 3 a 6 de maio os alunos inscritos no ProITEC deverão apresentar a documentação para confirmação da inscrição e recebimento do material didático.

O candidato que não entregar a os documentos exigidos estará eliminado do programa. Além do próprio aluno, somente os pais ou responsáveis legais poderão receber o material.
Documentos:
  • Uma foto 3x4 recente;
  • Documento de identificação registrado no ato da inscrição (fotocópia e original);
  • Certidão escolar que comprove que o aluno está matriculado no 9º ano e também estudou do 6º ao 8º, sempre em escola da rede pública de ensino (fotocópia e original); e
  • Comprovante de pagamento da taxa de inscrição (fotocópia e original).
Os documentos deverão ser entregues no campus em que o aluno está inscrito,no horário de  08h às 12h e
18h às 21h. Na mesma oportunidade os candidatos receberão os livros de texto e atividades.

FONTE: SITE DO IFRN

terça-feira, 26 de abril de 2011

ESTUDOS ONLINE REFORÇAM CHANCES DOS CANDIDATOS A CONCURSO PÚBLICO


Nem todo concurseiro que passa os dias na frente do computador é um estudante relapso. Muito menos aqueles que vivem uma vida paralela nas redes sociais online estão fugindo da responsabilidade e do aprendizado. Atualmente, no mundo dos concursos púbicos, a Internet se transformou em uma plataforma que oferece infinidades de opções para quem não frequenta cursinhos e mesmo para aqueles que querem reforçar em casa o aprendizado de sala de aula.

Notícias, dicas, vídeo-aulas, provas resolvidas, questões comentadas, simulados gratuitos, apostilas pagas. Não faltam opções na Internet, mas alguns cuidados são sempre fundamentais. É necessário conhecer a origem e a credibilidade do material disponibilizado na “grande rede”, bem como não se deixar perder em meio a tantas informações, nem correr o risco de baixar vírus de computador. Tomando essas precauções, o estudante só tem a ganhar com os estudos online.A advogada Katianne Pereira sabe bem disso. Ela foi aprovada para um cargo de nível médio no Tribunal Regional do Trabalho (TRT/RN), mas enquanto espera ser chamada já decidiu focar os estudos para o TRT de Pernambuco, onde irá disputar uma vaga de analista, em nível superior. Boa parte de seu aprendizado foi construído na frente de um computador.
“Acho muito proveitoso estudar na Internet”, afirma. Ela costuma responder questões de provas antigas para ir testando os conhecimentos e também participa de fóruns específicos e comunidades no Orkut.  Katianne lembra que a maioria dos cursinhos é teórico e, mesmo quando oferecem turmas específicas de resolução de questões, é difícil conseguir uma avaliação individual do próprio desempenho.

Ela frequentou cursinhos, mas nunca abriu mão do estudos pela Internet. Diariamente, reserva até quatro horas para esse aprendizado na frente da tela do computador. “Muitas vezes a pessoa não tem tempo, ou mesmo dinheiro para frequentar um cursinho, e aí tem de optar se vai se preparar em casa, ou nas aulas. Nessa hora, os estudos pela Internet são uma alternativa que certamente ajuda bastante”, aponta.

Opções online - Saiba onde e como  procurar na internet conteúdo de estudo para os concursos:

Orkut

Há milhares de comunidades voltadas para quem pretende realizar concursos públicos. Um exemplo são as voltadas para o concurso do INSS, cuja data de realização ainda nem foi confirmada. Uma dessas já reúne mais de 30 mil pessoas. Na comunidade “Concursos Públicos para 2011”, são 104 mil candidatos trocando informações sobre o assunto.  Comum a abertura de comunidades específicas por cargo ou mesmo de tópicos destinados a temas especiais.

Downloads

Portais, sites e blogs oferecem download de apostilas, livros ou cursos completos para determinados concursos. No “Google Books”, por exemplo, é possível visualizar parcialmente, ou até mesmo por completo, algumas obras exigidas nas provas. Já nos sites de downloads há a alternativa de realizar buscas e encontrar material importante para quem quer acrescentar novos conteúdos às aulas, ou mesmo quem não tem opção de frequentar cursinhos. Atenção para a origem do material “baixado” da Internet, muitas vezes o candidato acaba fazendo download de apostilas de concursos anteriores, com conteúdo desatualizado. O cuidado com os vírus de computador deve ser constante. Links já testados por outros candidatos são os mais indicados. Na dúvida, não clique.
Sites de cursinhos

Muitos cursinhos já aderiram ao “mundo virtual” e oferecem cursos completos pela Internet, geralmente pagos, ou mesmo algumas aulas gratuitas. 

Portais

Muitos portais de Internet oferecem dicas e orientações a respeito de concursos públicos. Em sites como o da TRIBUNA DO NORTE (www.tribunadonorte.com.br) é possível acompanhar notícias sobre o assunto, acessar blogs exclusivos sobre o tema (TN Concursos) e ler matérias a respeito das novidades na área. Geralmente, os portais online servem como porta de entrada dos concurseiros, que ficam sabendo das novidades e podem se informar do andamento dos processos seletivos.

Provas

Muitos portais, sites e blogs oferecem o download de provas e gabaritos de concursos anteriores. Quem quer garantir a credibilidade do material, é possível baixar inclusive o gabarito oficial, direto das páginas das organizadoras, como o Cespe/UnB, Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Cesgranrio. Procurar provas da mesma “banca” que irá aplicar o concurso é um conselho geral dos professores.


Grupos de Discussão

Concurseiros que se conhecem em fóruns ou comunidades e que possuem interesses semelhantes formam grupos de estudos, que tanto podem funcionar presencialmente, marcando-se reuniões em grupo, ou preferencialmente à distância, através de ferramentas online de comunicação em grupo.


Logística
As redes sociais na Internet permitem aos candidatos buscar informações sobre locais de provas, receber orientações sobre opções de hospedagens, dividir despesas com viagens e até mesmo saber como funciona o trabalho em determinada instituição.


Youtube

Cursinhos e professores disponibilizam “miniaulas” ou séries de dicas, nas quais os estudantes podem ter acesso a orientações gerais sobre as disciplinas mais comuns dos concursos públicos.
Sites como o PCI, o Concurseiros e o Correio WEB reúnem diversos espaços de discussão sobre concursos, disciplinas específicas e cargos em geral. Os internautas trocam dicas de estudos, aplicam simulados, tiram dúvidas e debatem entre si. 


Google

As ferramentas de busca na Internet costumam ser discriminadas pelos estudantes, devido ao grande volume de material oferecido e a dificuldade de selecionar conteúdos eficientes e direcionados à área desejada. Porém, se houver cuidado na escolha é possível conseguir ajuda e encontrar fontes relevantes de informação através do Google, Yahoo e outros buscadores.


Relaxamento

Além de funcionarem como espaço de troca de informações e de aprendizado, as redes sociais na Internet também servem para os concurseiros desabafarem e compartilharem medos e angústias. Muitos participantes das comunidades e fóruns revelam ansiedade e dividem com os colegas e concorrentes a apreensão sobre os editais, a concorrência, as provas e até mesmo os resultados e a convocação.
FONTE: TRIBUNA DO NORTE-RN

segunda-feira, 25 de abril de 2011

BOLSISTA DO PROUNI TERÁ DUAS VEZES A DURAÇÃO DO CURSO PARA USAR BENEFÍCIO



Uma portaria publicada nesta segunda-feira (25) no Diário Oficial da União amplia de 1,5 vez para até duas vezes o total do curso o tempo que o estudante pode utilizar a bolsa do Prouni (Programa Universidade para Todos). Ou seja: se o curso for de quatro anos, o benefício pode ser usado em até oito, caso o aluno não consiga se formar no tempo certo.

Caso o estudante tenha conseguido a bolsa durante o curso, o novo prazo será descontado. Se, por exemplo, o bolsista foi selecionado no Prouni no segundo ano, de um curso de quatro, ele poderá usar o benefício por mais seis anos (o dobro da duração oficial menos os anos já cursados).

A duração a ser utilizada como critério pelo Ministério da Educação é a publicada no sistema e-MEC.

Requisitos para o Prouni
Para se inscrever no programa de concessão de bolsas, os candidatos devem ter realizado o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), com resultado mínimo obtido de 400 pontos na média das cinco notas do exame e nota de redação acima de zero.

Para concorrer a bolsas integrais é preciso ter renda familiar de até um salário mínimo e meio por pessoa. Para as bolsas parciais (50%), a renda familiar deve ser de até três salários mínimos por pessoa.

Além disso, o estudante não pode ter nenhum diploma de curso superior e deve, ainda, atender a um dos critérios:

  •  ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública;
  • ter cursado o ensino médio completo em instituição
  • privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
  • ter cursado todo o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral na instituição privada;
  • ser portador de deficiência;
  • ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da instituição pública.
O que é o Prouni?
O Prouni foi criado em 2004, pela Lei nº 11.096/2005. Segundo o MEC, ele tem como finalidade a concessão de bolsas de estudos integrais e parciais a estudantes do ensino superior em instituições privadas. As instituições que aderem ao programa recebem isenção de tributos.

FONTE: UOL

sábado, 23 de abril de 2011



A EQUIPE GESTORA DA E.E. "VICENTE DE FONTES" DESEJA UMA FELIZ PÁSCOA REPLETA DE MUITA SÁUDE, PAZ E ALEGRIA A TODOS OS ALUNOS, PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS DESTE ESTABELECIMENTO DE ENSINO.

EQUIPE GESTORA





Crie sua mensagem personalizada aqui!

quinta-feira, 21 de abril de 2011

PESQUISA SOBRE POPULAÇÃO COM DIPLOMA UNIVERSITÁRIO DEIXA O BRASIL EM ÚLTIMO LUGAR ENTRE OS EMERGENTES



Para concorrer em pé de igualdade com as potências mundiais, o Brasil terá que fazer um grande esforço para aumentar o percentual da população com formação acadêmica superior. Levantamento feito pelo especialista em análise de dados educacionais Ernesto Faria, a partir de relatório da OCDE (Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico), coloca o Brasil no último lugar em um grupo de 36 países ao avaliar o percentual de graduados na população de 25 a 64 anos.

Os números se referem a 2008 e indicam que apenas 11% dos brasileiros nessa faixa etária têm diploma universitário. Entre os países da OCDE, a média (28%) é mais do que o dobro da brasileira. O Chile, por exemplo, tem 24%, e a Rússia, 54%. O secretário de Ensino Superior do MEC (Ministério da Educação), Luiz Cláudio Costa, disse que já houve uma evolução dessa taxa desde 2008 e destacou que o número anual de formandos triplicou no país na ultima década.

“Como saímos de um patamar muito baixo, a nossa evolução, apesar de ser significativa, ainda está distante da meta que um país como o nosso precisa ter”, avalia. Para Costa, esse cenário é fruto de um gargalo que existe entre os ensinos médio e o superior. A inclusão dos jovens na escola cresceu, mas não foi acompanhada pelo aumento de vagas nas universidades, especialmente as públicas. “ Isso [acabar com o gargalo] se faz com ampliação de vagas e nós começamos a acabar com esse funil que existia”, afirmou ele.

Costa lembra que o próximo PNE (Plano Nacional de Educação) estabelece como meta chegar a 33% da população de 18 a 24 anos matriculados no ensino superior até 2020. Segundo ele, esse patamar está, atualmente, próximo de 17%. Para isso será preciso ampliar os atuais programas de acesso ao ensino superior, como o Reuni (Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais), que aumentou o número de vagas nessas instituições, o Prouni (Programa Universidade para Todos), que oferece aos alunos de baixa renda bolsas de estudo em instituições de ensino privadas e o Fies (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior), que permite aos estudantes financiar as mensalidades do curso e só começar a quitar a dívida depois da formatura.

“O importante é que o ensino superior, hoje, está na agenda do brasileiro, das famílias de todas as classes. Antes, isso se restringia a poucos. Observamos que as pessoas desejam e sabem que o ensino superior está ao seu alcance por diversos mecanismos", disse o secretário.

Os números da OCDE mostram que, na maioria dos países, é entre os jovens de 25 a 34 anos que se verifica os maiores percentuais de pessoas com formação superior. Na Coreia do Sul, por exemplo, 58% da população nessa faixa etária concluiu pelo menos um curso universitário, enquanto entre os mais velhos, de 55 a 64 anos, esse patamar cai para 12%. No Brasil, quase não há variação entre as diferentes faixas etárias.

O diagnóstico da pesquisadora da USP (Universidade de São Paulo) e especialista no tema Elizabeth Balbachevsky é que essa situação é reflexo dos resultados ruins do ensino médio. Menos da metade dos jovens de 15 a 17 anos está cursando o ensino médio. A maioria ou ainda não saiu do ensino fundamental ou abandonou os estudos. “Ao contrário desses países emergentes, a população jovem que consegue terminar o ensino médio no Brasil [e que teria condições de avançar para o ensino superior] é muito pequena”.

Como 75% das vagas em cursos superiores estão nas instituições privadas, Elizabeth defende que a questão financeira ainda influencia o acesso. “Na China, as vagas do ensino superior são todas particulares. Na Rússia, uma parte importante das matrículas é paga, mas esses países desenvolveram um esquema sofisticado de financiamento e apoio ao estudante. O modelo de ensinos superior público e gratuito para todos, independentemente das condições da família, é um modelo que tem se mostrado inviável em muitos países”, comparou ela.

A defasagem em relação outros países é um indicador de que os programas de inclusão terão que ser ampliados. Segundo Costa, ainda há espaço – e demanda – para esse crescimento. Na última edição do ProUni, por exemplo, 1 milhão de candidatos se inscreveram para disputar as 123 mil bolsas ofertadas. Elizabeth sugere que os critérios de renda para participação no programa sejam menos limitadores, para incluir outros segmentos da sociedade.

“Os dados mostram que vamos ter que ser muito mais ágeis, como estamos sendo, fazer esse movimento com muita rapidez porque, infelizmente, nós perdemos quase um século de investimento em educação. A história nos mostra que a Europa e outras nações como os Estados Unidos e, mais recentemente, os países asiáticos avançaram porque apostaram decididamente na educação. O Brasil decidiu isso nos últimos anos e agora trabalha para saldar essa dívida”, disse a pesquisadora.

FONTE: AGÊNCIA DO BRASIL

21 DE ABRIL- DIA DE TIRADENTES



Joaquim José da Silva Xavier nasceu em Minas Gerais em 1746, e ficou órfão dos pais ainda menino. Começou a trabalhar ainda jovem como vendedor ambulante, depois tornou-se Dentista (daí o nome Tira Dentes). Posteriormente ingressou na carreira militar, chegando a Alferes.

Na época em que estava acontecendo a escassez do ouro, muitos mineiros cessaram o pagamento do quinto. Mas o Rei de Portugal criou a “Derrama”, obrigando que fossem pagos todos os impostos atrasados.

Com toda esta situação, foi formado um grupo de revoltosos, e esta revolta ficou conhecida como a Inconfidência Mineira, que tinha como propósito, a independência de Minas Gerais. Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes era um dos líderes desta revolta.

Quando a revolta dos mineradores foi descoberta pelo governador, a Derrama foi suspensa e foi ordenado que os líderes desta revolta fossem presos.

Durante 3 anos, Tiradentes ficou preso, até que no seu julgamento foi condenado a morte, todos os outros representantes que também estavam condenados, foram inocentados por Tiradentes.

No dia 21 de abril de 1792, Tiradentes foi levado à forca. Foi enforcado e esquartejado.

Muitos anos após a morte de Tiradentes, ele foi reconhecido como um grande herói do início da história da Independência do Brasil, e mais de 150 anos depois foi decretado como feriado nacional o dia 21 de abril como o dia de Tiradentes
.


quarta-feira, 20 de abril de 2011

ESCOLA ESTADUAL VICENTE DE FONTES REALIZA CELEBRAÇÃO DE PÁSCOA

A Escola Estadual "Vicente de Fontes" realizou, neste dia 20, a celebração de Páscoa com toda a comunidade escolar. A pregação foi feita pela  professora Rejane Costa que explicitou muito bem o verdadeiro sentido da Páscoa. Em seguida, ocorreu uma partilha e entrega de ovos de páscoa a todo alunado, professores e funcionários.



















FUNCIONÁRIO DA VICENTE DE FONTES ANIVERSARIA E GANHA FESTA SURPRESA

O funcionário Cleiton Rêgo aniversariou neste dia 19 e ganhou, além dos parabéns de todos os colegas de trabalho, uma festa surpresa das colegas Vanja, Lucinha, Sayonara e Remédio.







terça-feira, 19 de abril de 2011

19 DE ABRIL- DIA DO ÍNDIO


Dia 19 de abril, comemora-se o Dia do Índio. Esta data comemorativa foi criada em 1943 pelo presidente Getúlio Vargas. Em 1940 foi realizado no México, o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano. Pois
Vários líderes indígenas deste continente foram convidados para participarem das reuniões e decisões. Porém, os índios não compareceram no evento. Este comportamento era compreensível, uma vez que  os índios há séculos estavam sendo perseguidos, agredidos e dizimados pelos “homens brancos”. No entanto, após algumas reuniões e reflexões, diversos líderes indígenas resolveram participar, após entenderem a importância daquele momento histórico. Esta participação ocorreu no dia 19 de abril, que depois foi escolhida como o Dia do Índio.

ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL I COMEMORA O DIA DO ÍNDIO

Em comemoração ao Dia do Índio, os alunos do 1º Ano do Ensino Fundamental I  realizaram diversas atividades  para comemorar esta data.











CABOCLOS DA ESCOLA MUNICIPAL 04 DE OUTUBRO SE APRESENTAM NA VICENTE DE FONTES

Embalados pelo forrozeiro Chico Fideles e banda,  os Caboclos da Escola Municipal 04 de Outubro realizaram , hoje, dia 19, uma  brilhante apresentação na Escola Estadual Vicente de Fontes. Parabenizamos a direção, os professores e os caboclos da 04 de Outubro pela honrosa exibição.








segunda-feira, 18 de abril de 2011

ESTÃO ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA A 7ª OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA





Estão abertas, de 18 de abril a 3 de junho, as inscrições para a 7ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep 2011). A competição teve sua primeira edição em 2005. O principal objetivo da Olimpíada, realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura Aplicada (Impa) com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e promovida pelo Ministério da Educação e Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT),  é propiciar a criação de um ambiente estimulante para o estudo da matemática entre alunos e professores de todo o país.

A primeira fase da edição de 2011 acontecerá em 16 de agosto e todos os alunos matriculados em escolas públicas brasileiras (municipais, estaduais e federais) podem participar. A inscrição, entretanto, deve ser feita pelas escolas. A organização da Obmep incentiva as escolas a inscrever todos os seus alunos para a primeira fase.

No ato da inscrição, as escolas devem indicar quantos alunos participarão da primeira fase, de acordo com os níveis de participação – nível 1 para estudantes de sexto e sétimo anos do ensino fundamental, nível 2 para oitavo e nono anos e nível 3 para o ensino médio.

No ano passado, participaram da Obmep 19,6 milhões de estudantes, matriculados em 44,7 mil escolas, em 99% dos municípios dos municípios brasileiros. A previsão de participação este ano é de números próximos desses.

A competição se dará em duas fases. A primeira prevê a aplicação da prova objetiva, com 20 questões, em cada escola inscrita. A correção é feita pelos professores das próprias escolas, a partir das instruções e gabaritos elaborados pela Obmep.

A segunda fase, marcada para 22 de outubro, consta de prova discursiva com seis ou oito questões e acontecerá em centros de aplicação indicados pela Obmep. Participam dessa fase apenas 5% dos alunos de cada escola, em cada nível, com melhor pontuação na primeira fase.

Premiação – A Olimpíada premiará 500 estudantes com medalhas de ouro, 900 com prata e 1800 com bronze. Também serão concedidos certificados de menção honrosa a até 30 mil alunos. Os 127 professores com melhor desempenho receberão um computador portátil com programas relacionados ao ensino da matemática. Receberão computadores portáteis e material para projeção móvel as 81 melhores escolas.

Maiores informações sobre o calendário e o regulamento da Olimpíada, assim como a ficha de inscrição, podem ser acessados pela página http://www.obmep.org.br/    
 da competição.

Fonte: Portal do MEC

UFRN INICIA INSCRIÇÃO PARA SOLICITAR ISENÇÃO DA TAXA DO VESTIBULAR 2012



A Comissão Permanente de Vestibular da UFRN iniciou nesta segunda-feira, dia 18, as inscrições  para solicitação de isenção do pagamento da taxa do Vestibular 2012.

De acordo com o edital, a inscrição para solicitar a dispensa da taxa pode ser feita exclusivamente pela internet das 8h do dia 18 de abril às 23h59 do dia 15 de maio de 2011 no site da comperve(www.comperve.ufrn.br).


A divulgação dos candidatos selecionados, será feita no site da Comperve 
a partir do dia 4 de julho de 2011. Mais informações leia o edital no site acima. 

Fonte: UFRN