quarta-feira, 23 de maio de 2012

SISTEMA CORRIGE DISTORÇÕES NO QUADRO DE PESSOAL DAS ESCOLAS ESTADUAIS



 

A Secretaria de Estado da Educação colocou em funcionamento o seu novo Sistema de Gestão de Pessoal, SAGEP. A ferramenta vem corrigindo distorções e identifica onde está lotado cada servidor, qual sua função, carga horária, solicitações de licença, férias, aposentadorias, entre outros dados. Ademais, o SAGEP será interligado ao Sistema de Informatização da Educação do Estado, SIGEduc, que a exemplo do SIGAA, da UFRN, mudará a cultura de gestão da SEEC.

De acordo com a coordenadora do Grupo de Processamento de Dados da Secretaria de Educação, Ana Paula Flor, o SAGEP é um sistema inovador, que promove a integração dos técnicos de recursos humanos com as escolas, diretorias regionais de ensino e os demais setores da SEEC. Ela diz ainda que o novo modelo de gestão de pessoas idealizado pela secretária de Educação, Betania Ramalho, necessitava da criação de uma ferramenta apoiada nos recursos das Tecnologias de Informação.

A partir da ideia inicial, foi feito um extenso trabalho de análise e engenharia, para que tudo funcionasse de acordo com as necessidades da SEEC. O trabalho foi concluído em março deste ano e começou a ser colocado em prática com a implantação do rol das escolas, que é a lista de servidores lotados nas unidades, com suas respectivas funções. O novo cadastro está sendo elaborado pelos próprios gestores e técnicos das escolas tendo, os mesmos, participado de treinamentos durante o mês de abril. A capacitação foi feita pela equipe do GPD, que orientou gestores e técnicos de todas as unidades de ensino e das DIRED.

De acordo com a secretária de Educação, Betania Ramalho, o SAGEP impõe regras que impedem o cadastro de servidores não qualificados para determinadas funções ou com readaptações temporárias vencidas, enquadrando esses profissionais em suas funções de origem. "Nós temos exemplos de vários professores que deveriam estar em sala de aula, mas estão em desvio de função. Enquanto isso falta professor para cumprir a carga horária das disciplinas que deveriam ser ofertadas aos alunos. O novo sistema veio para corrigir essas distorções.", afirmou a professora.

"Por enquanto a nossa atenção está voltada para a reorganização do rol das escolas, que deve ser concluída até o final de maio. Estamos aproveitando para colocar ordem na casa. Em médio prazo, também iremos realizar outras ações, como o acompanhamento de estagiários, termos de compromissos, gestão de terceirizados e controle da freqüência dos servidores, completou Betania Ramalho.

A secretária informa ainda que o objetivo desse reordenamento é qualificar a gestão, otimizando os recursos financeiros e de pessoal, a favor de um trabalho com base em resultados. Segundo ela, a implantação do SAGEP explica o intervalo para uma nova convocação de aprovados no concurso da Educação.

"Não podemos convocar novos profissionais se existem professores que deveriam estar em sala de aula e, na verdade, estão em desvio de função. Através do SAGEP, estamos verificando minuciosamente o rol de cada escola para corrigir as distorções e apenas quando esse trabalho estiver concluído será possível dizer quantos professores aprovados no último concurso serão convocados na segunda chamada.", concluiu a secretária.


FONTE: SEEC DO RN











Nenhum comentário:

Postar um comentário