sexta-feira, 4 de maio de 2012

COMUNIDADE ESCOLAR DA VICENTE DE FONTES VIVENCIA O DIA D DA AUTOAVALIAÇÃO




Ontem, 03 de maio de 2012, a comunidade escolar da Escola Estadual Vicente de Fontes vivenciou o DIA D A AUTOAVALIAÇÃO  dessa instituição de ensino público.  Foi um momento extremamente relevante para a história  desse educandário.

Na a abertura do evento, a diretora Elys Regina Fernandes Leite falou da importância do respectivo encontro para a construção de metas para a melhoria do processo de ensino aprendizagem da referida escola. Em seguida, a vice-diretora Alacoque Leite explicou a significância desse dia D, quais seriam os reais propósitos a serem alcançados com a realização dessa autoavaliação. Para a professora Alacoque, a realização dessa autoavaliação é uma marca da escola que se vive hoje, uma escola pautada pelo viés de uma gestão democrática, em que os seguimentos  representativos da escola como professores, funcionários, alunos e pais de alunos discutem, avaliam, refletem e constroem juntos novos pilares para uma escola de qualidade para todos e todas.

Após abertura, foi exibido um vídeo sobre motivação e trabalho em equipe.  E logo após, a secretária geral da respectiva escola, a professora Glícia Daves, apresentou os dados dos rendimentos escolares dos últimos três anos,  no tocante a aprovação, reprovação e evasão escolar.

Em seguida, a  coordenadora pedagógica Alexcí Fernandes exibiu, em slides, uma síntese das respostas dos alunos dadas ao questionário aplicado em sala de aula. 

Na realidade,  esse momento não poderia ficar sem que houvesse nenhuma discusão a respeito das respostas dadas pelos alunos. Por isso, a professora Amexsandra Fernandes teceu algumas considerações a respeito da escola que o aluno almeja ter, e  juntamente com os seguimentos presentes discutiram e refletiram sobre  o assunto em pauta.

Depois disso, a comunidade escolar presente foi dividida em grupos para responder as cinco dimensões pedagógicas. Um momento muito significativo para todos os seguimentos que compõem a escola. Pois houve discussões, reflexões e até surgestões para construir ações pedagógicas que culminem em resultados positivos para o processo de ensino apresendizagem de todos os alunos e alunas matriculados na devida escola. Por fim, os resultados foram apresentados,  e  no ensejo também foram escolhidos os participantes para intergrar a construção do plano de metas dessa instituição.

Assim, podemos dizer que o DIA D da AUTOAVALIAÇÃO da Escola Estadual Vicente de Fontes  foi realizado com uma boa participação de toda comunidade escolar e que os resultados foram bastantes significativos. Acreditamos que esse evento marca o ínicio de  relevantes mudanças no processo de ensino-aprendigazem deste estabelecimento de ensino público.





Nenhum comentário:

Postar um comentário