sexta-feira, 30 de novembro de 2012

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO RN ANUNCIA CONVOCAÇÃO DE 1.162 PROFESSORES APROVADOS EM CONCURSO


 
 
A Secretaria de Estado da Educação confirmou nesta sexta-feira (30) para o início do ano que vem uma terceira convocação de professores aprovados no último concurso público. No dia 3 de janeiro, serão convocados 1.162 aprovados, com posse coletiva prevista para o dia 4 de fevereiro. Eles já devem iniciar o ano letivo de 2013, no dia 18 de fevereiro, em sala de aula.

Além do preenchimento de vagas que continuam abertas em algumas escolas, outro fator que contribuiu para a terceira chama foi a saída progressiva dos professores temporários, que devem deixar os quadros da Educação até o início do próximo ano. Os contratos desses professores temporários estão chegando ao fim e não podem ser renovados, uma vez que os profissionais foram contratados por um ano, com prorrogação por igual período, conforme determina a legislação.

Com essa terceira chamada, o Governo do Estado terá convocado, para suprir as necessidades das salas de aulas em todas as regiões do Rio Grande do Norte, 3.119 professores aprovados no concurso da Educação. No início do primeiro semestre, foram convocados 1.013 educadores e, no segundo semestre, 944.
FONTE: DN ONLINE

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

PROJETO DESPERTAR DA EEVF REALIZA FEIRA DO JOVEM EMPREENDEDOR




 
O Projeto Despertar desenvolvido na Escola Estadual Vicente de Fontes , sob a coordenação do professor Verlândio Moura, realizou, nesta quarta-feira (28), a Feira do Jovem Empreendedor, na praça Clóvis Leite da Costa.

 
Conforme o professor Verlândio Moura, a feira 2012 foi a terceira feira realizada sob a sua coordenação e considera que esta foi uma das maiores já promovida pelos jovens alunos empreendedores da EEVF, pois as vendas foram bastante significativa, os alunos demonstraram criatividade, coragem e entusiasmo com a realização do evento.

 
Enfim, mais uma vez a feira do Jovem Empreendedor da Escola Estadual Vicente de Fontes foi um sucesso, superou todas as minhas expectativas, assim afirmou o professor Verlândio Moura,o coordenador do projeto na EEVF.






 

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

EQUIPE DO PSF VISITA A ESCOLA ESTADUAL VICENTE DE FONTES

 
 
 
 
Durante toda essa semana, a Escola Estadual Vicente de Fontes recebeu a visita da Equipe do PSF da Zona Urbana do nosso município para a realização de atividades relacionadas ao Programa Saúde na Escola. Na ocasião, os profissionais de saúde realizaram,com todos os alunos matriculados neste estabelecimento de ensino, tarefas como: a verificação de PA, de vacinas em dias,  verificação de peso e medida, e também atividade no que se refere à saúde bucal. 

sábado, 24 de novembro de 2012

PROFESSOR DA ESCOLA ESTADUAL VICENTE DE FONTES É APROVADO PARA PARTICIPAR DE CURSO NOS ESTADOS UNIDOS


 
O professor JOSÉ ROSAMILTON DE LIMA, que leciona Língua Inglesa e Língua Espanhola, na Escola Estadual Vicente de Fontes, foi aprovado no Programa de Aperfeiçoamento para Professores de Língua Inglesa nos EUA – CAPES – Embaixada dos EUA – Comissão Fulbright – 2013.

 
O referido professor realizou o Test of English Language Proficiency – TELP (Teste de Proficiência em Língua Inglesa) no dia 20/10 em Natal. O resultado da sua aprovação saiu no dia 20/11 (terça-feira), divulgado pela Capes.

 
O Departamento de Estado dos Estados Unidos desenvolveu o TELP como instrumento de avaliação de proficiência em língua inglesa para candidatos em potencial a programas de intercâmbio educacional. O respectivo teste foi realizado em aproximadamente duas horas e consistiu de três sessões: 50 questões de compreensão oral, 40 questões de expressão e estrutura e 60 questões de compreensão de vocabulário e leitura.  Ademais, cada candidato tinha que escrever uma carta de Intenções.

 
Vale salientar que foram destinadas 20 vagas ao Estado do Rio Grande do Norte. 32 professores da rede pública estadual de ensino do RN, incluindo também professores do Instituto Federal do Rio Grande do Norte – IFRN realizaram o devido teste, porém somente 13 conseguiram a aprovação.

 
Dessa forma, o restante das vagas foram ocupadas por professores de outras Unidades da Federação, pois foram selecionados 540 professores do Brasil.
 
O programa terá a duração de 6 (seis) semanas, sendo realizado em uma Universidade nos Estados Unidos, entre 14 de janeiro e 22 de fevereiro de 2013, com todas as despesas pagas pelo Mec, Capes e Fulbright.
 
 
 

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

ALUNO DA ESCOLA MUNICIPAL ARIAMIRO GERMANO É FINALISTA DA 3ª EDIÇÃO DAS OLIMPÍADAS DE LÍNGUA PORTUGUESA

 

O estudante Henrrique, do 6º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Ariamiro Germano da Silveira - Vila Major Felipe/José da Penha/RN, é um dos finalistas da 3ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, uma iniciativa do Ministério da Educação. O aluno foi selecionado para disputa de melhor criação na categoria Poesia.


Nos dias 20, 21 e 22 de novembro Henrrique e a professora Simone de Língua Portuguesa, participaram em Fortaleza (CE) do Encontro Regional. Na capital cearense o estudante e professora participaram de oficinas com o objetivo de ampliar a competência da leitura e escrita e o universo cultural dos alunos e professores. Nesta etapa também aconteceu um curso de relatos de prática, do qual participaram professores cujos alunos tiveram textos selecionados como semifinalistas.


Durante o Encontro Regional em Fortaleza, o Ministério da Educação anunciou os finalistas da 3ª Olimpíada da Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. O vencedor foi classificado para participar da fase final da Olimpíada Nacional de Língua Portuguesa, na categoria textual (Poesia). A fase final acontece no dia 10 de dezembro em Brasília.


Conforme a professora Simone, na Escola Municipal Ariamiro Germano, foram realizadas oficinas de produção de textos com a temática da respectiva olimpíada . Para chegar às semifinais Henrrique venceu as disputas em sua escola, regionais e estaduais. O estudante mora na zona rural do município de José da Penha.


O aluno HENRRIQUE desenvolveu o texto com o título: “ Ô de Casa?!”, Sobre a coordenação da professora Simone Bispo. Na conclusão da Olimpíada , prevista para ocorrer em dezembro em Brasília, serão premiados 20 alunos que receberão medalhas de ouro e um Notebook. Já as escolas ganharão laboratórios de informática com dez microcomputadores e uma impressora, além de projetor, telão e livros.


Nota do blog: Nós, que fazemos a EEVF, parabenizamos o aluno Henrrique, por essa vitória. Mas também o nosso especial parabéns vai para a professora Simone Bispo que  foi aluna desta instituição e sempre demostrou muita  competência e dedicação nas atividades educacionais que realizava no ambiente desta escola. E, hoje, ficamos felizes pela grande profissional da Educação do Município de José da Penha.  Já são três Olimpíadas de Língua Portuguesa, e você, Simone Bispo, brilhou em todas! Sucesso sempre!
EEVF

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

ESTAGIÁRIOS DO CURSO DE GEOGRAFIA DA UFRN REALIZARAM, NA EEVF, CULMINÂNCIA DO PROJETO ÁGUA, UM BEM NATURAL QUE DEVEMOS PRESERVAR

 
 


No dia 19 (quarta-feira), os estagiários do Curso de Geografia da UFRN-Polo de Luís Gomes-PUAP, realizaram, na Escola Estadual Vicente de Fontes, a culminância do Projeto "Água, um bem natural que devemos preservar". O evento começou com a palestra sobre o tema, tendo como palestrante a Especialista em Geografia do Semiárido Anabelly Fontes. Depois da respectiva palestra, os alunos realizaram diversas apresentações voltadas para o tema do projeto.
 






 

PSICÓLOGA PARTICIPA DO PROGRAMA DESPERTAR PARA IDENTIFICAR CARACTRÍSTICAS EMPREENDEDORAS DOS ALUNOS

 
 
 
Na quarta-feira passada (14), foi realizado mais um encontro do Programa Despertar, na Escola Estadual Vicente de Fontes. Na ocasião, a psicóloga Katarine Fontes fez uma explanação sobre a importância da vocação na vida dos alunos.

Após a explanação, a psicóloga aplicou dois testes vocacionais com os alunos, identificando potenciais empreendedores. Os alunos participaram ativamente dos testes, e entenderam a sua importância para a vida.
 
 
 
 
 

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

ALUNOS DO PROJETO DESPERTAR DA E. E. VICENTE DE FONTES VISITARAM FÁBRICA DA ÍSIS EM SOUZA-PB.


 


No dia 10 de novembro, alunos do Projeto Despertar da Escola Estadual Vicente de Fontes, juntamente com o professor coordenador do projeto Verlândio Moura, realizaram uma viagem técnica para a cidade de Souza -PB para visitar a Fábrica de Iogurte e bebidas lácteas, onde fica situada a Empresa Ísis.

 
Ao chegar a Ísis, o grupo foi recepcionado pela engenheira de alimentos da empresa, a qual fez uma apresentação dos setores em que a mesma atua bem como a forma de administrá-la. Em seguida, realizaram uma visita aos departamentos da empresa, com destaque para o setor de produção, além da logística e marketing.Finalizando as atividades, a equipe degustou os produtos lançados recentemente da Ìsis.


De modo geral, a visita foi de grande valia para os alunos, pois propiciou a vivência prática de dois sistemas de produção de leite com altas tecnologias e ambos com grande rentabilidade. A visita também abriu caminhos para possíveis estágios de alunos da Escola Estadual Vicente de Fonte na Empresa Ísis. E os alunos retornaram à cidade José da Penha tendo a certeza de que experiências como essas, completam o trabalho realizado em sala de aula, além de uma manhã significativa de convivência.






 
FONTE: Nossajosedapenha


PROFESSORA ALACOQUE LEITE DA EEVF ANIVERSARIA E COLEGAS FAZEM FESTA SURPRESA



A professora Alacouque Leite da EEFV apagou mais uma velinha no dia de hoje, 14/11 e os colegas de trabalho realizaram uma festa surpresa. A aniversariante ficou bastante emocionada.
 

 
 

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

GOVERNO LANÇA PLANO NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO; INVESTIMENTO SERÁ DE R$ 2,7 BILHÕES ATÉ 2014


Presidente Dilma Rousseff posa para foto com alunos durante cerimônia de
lançamento do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
 
 
O MEC (Ministério da Educação) lançou nesta quinta-feira (8) o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. O objetivo do programa é garantir que todos os estudantes dos sistemas públicos de ensino estejam alfabetizados até o final do 3º ano do ensino fundamental, com a idade máxima de oito anos. O foco será língua portuguesa e matemática.
 
O lançamento do programa foi feito pela presidente Dilma Rousseff e pelo ministro Aloizio Mercadante no Palácio do Planalto nesta manhã. O governo investirá R$ 2,7 bilhões até 2014, do total R$ 1,1 bilhão deverá ser investido no programa já em 2013. No evento, a presidente assinou a medida provisória que cria o pacto nacional.
 
"Nosso desafio é garantir a alfabetização até os 8 anos de idade de cerca de 8 milhões de crianças", afirmou Mercadante. "Temos de dar as ferramentas essenciais para essas crianças."
 
Mercandate aproveitou para criticar a decisão da Câmara dos Deputados, que, nesta semana, votou a destinação dos royalties do petróleo e não aceitou a proposta do governo de que a educação recebesse os recursos.
 
"Essa luta não acabou e vamos agora junto ao Senado Federal no PNE [Plano Nacional da Educação] continuar lutando para que royalties sejam encaminhados para a educação", disse em seu discurso
 
De acordo com o censo, 15,2% das crianças não se alfabetizam até os 8 anos de idade. No Nordeste, o índice chega a 25,4% e na região Norte a 27,2%.
 
Para a presidente Dilma Rousseff, o pacto de educação é o caminho para criar igualdade de oportunidades com "permanência e estabilidade". "O que nós queremos [do Brasil] é um país de oportunidades", disse.

Ações


 
O programa prevê avaliações anuais, realizadas pelo Inep (Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais), dos alunos concluintes do 3º ano do ensino fundamental. Atualmente, os alunos do ensino fundamental já são avaliados pela provinha Brasil no início e no término do 2º ano e pelo Saeb (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica) e a Prova Brasil nos 5º e 9º anos.

 
Um dos eixos do pacto é a formação continuada de professores alfabetizadores, que visa formar uma rede de professores orientadores de estudo. Os outros eixos do programa são: materiais didáticos, literatura e tecnologias educacionais; gestão, controle e mobilização social, além de avaliações.

 
Entre as ações do pacto, está prevista a distribuição de 26,5 milhões de livros didáticos nas escolas de ensino regular e do campo, 4,6 milhões de dicionários, 10,7 milhões de obras de literatura e 17,3 milhões de livros paradidáticos.
 
O programa será feito em uma parceria entre o MEC, instituições de ensino superior e os sistemas públicos de ensino dos Estados, Distrito Federal e municípios que aderirem ao pacto. Espera-se a participação de 5,3 mil municípios.
 
FONTE: UOL EDUCAÇÃO
 

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

PSV 2013 OFERTARÁ 2.602 VAGAS NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UERN


 
 
 
 
 
 



A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), através da Comissão Permanente de Vestibular (COMPERVE), divulga o edital do Processo Seletivo Vocacionado (PSV 2013) para preenchimento das vagas iniciais dos cursos de graduação da UERN, no ano letivo de 2013. São ofertadas 2.602 vagas e as provas serão realizadas nos dias 03 e 04 de março de 2013.

O PSV 2013 será aplicado, simultaneamente, nos municípios de Mossoró, Assu, Pau dos Ferros, Patu, Natal e Caicó. Uma das novidades é a abertura de 50 vagas para o curso de Ciência e Tecnologia, ofertado no Campus de Natal.

A solicitação de inscrição no PSV 2013 deverá ser efetuada, exclusivamente, VIA INTERNET, acessando portal da UERN (www.uern.br) ou no endereço eletrônico da COMPERVE (www.uern.br/comperve). As inscrições terão início às 9h do dia 30 de novembro e irão até as 23h59 do dia 26 de dezembro de 2012, observado o horário oficial local.

O valor da taxa de inscrição é de R$ 110,00 (cento e dez reais). O boleto gerado até as 23h59 do dia 26 de dezembro poderá ser pago até o dia 28 de dezembro de 2012. O candidato pagante, para confirmar sua inscrição, deverá realizar o pagamento da taxa exclusivamente por meio de boleto bancário, pagável nas agências bancárias e casas lotéricas. A COMPERVE fica isenta de qualquer responsabilidade sobre pagamentos extemporâneos.

Cotistas: Em cumprimento à Lei Estadual nº. 8.258 de 27 de dezembro de 2002, 50% (cinquenta por cento) das vagas iniciais distribuídas por campus, núcleo, curso, habilitação, turno e semestre letivo da UERN são destinados a alunos que tenham cursado integralmente e exclusivamente o ensino fundamental e médio em escola pública (candidatos da modalidade cotista). As demais vagas serão preenchidas em obediência à classificação geral dos candidatos, independente da rede de ensino de origem.

O candidato identificado em sua ficha de inscrição como pertencente ao sistema de cotas e/ou como isento do pagamento da taxa de inscrição, integral ou parcial, ou ainda que solicitou atendimento especial, deverá obrigatoriamente entregar a documentação exigida no edital no período de 21 a 25 de janeiro de 2013, das 8h às 17h. A documentação exigida deverá ser entregue pessoalmente ou através de procuração.

Terão direito a isenção da taxa os candidatos que atenderem os seguintes critérios:

a) Ter cursado todo o ensino médio em escola pública do Estado do Rio Grande do Norte e ter concluído no biênio 2010/2011;
b) Ser aluno do 3º ano do ensino médio de escola pública do Estado do Rio Grande do Norte em 2012, tendo também cursado o 1º e o 2º ano desse nível de ensino no referido Estado em escola pública;
c) Ter cursado todo o ensino médio em escola privada do Estado do Rio Grande do Norte e ter concluído no biênio 2010/2011, na condição de aluno bolsista, e o valor da bolsa nos três anos (1º, 2º e 3º) tenha sido igual ou superior a 50% (cinquenta por cento) do valor da mensalidade escolar;
d) Ser aluno do 3º ano do ensino médio de escola privada do Estado do Rio Grande do Norte, em 2012, na condição de aluno bolsista, tendo também cursado o 1º e o 2º ano desse nível de ensino no referido Estado nessa mesma condição, e o valor da bolsa nos três anos tenha sido igual ou superior a 50% (cinquenta por cento) do valor da mensalidade escolar;
e) Ser doador de sangue e ter efetuado, no mínimo, 3 (três) doações sanguíneas convencionais no período de 06 de novembro de 2011 a 05 de novembro de 2012 (um ano antes da publicação do edital).

Cartão de Identificação: O candidato deverá imprimir uma via do seu cartão de identificação, que contém dados do candidato e o local de provas e será disponibilizado a partir do dia 19 de fevereiro de 2013 na página da COMPERVE (www.uern.br/comperve), e ficará disponível até a data da aplicação das provas.
O cartão de identificação deverá ser recortado no local indicado; o candidato deve colar a sua fotografia 3x4 recente e de frente no espaço reservado para tal fim.

Resultado: A divulgação do resultado do PSV 2013 será feita pela COMPERVE/UERN, no dia 05 de abril de 2013.

Clique aqui e veja o EDITAL
http://www.uern.br/controledepaginas/comperve-apresentacao/arquivos/0036edital_n_015.2012_psv_2013_aprovado_no_consepe.pdf

 
FONTE:SITE DA UERN

domingo, 4 de novembro de 2012

PARA PROFESSORES, PROVA DO SEGUNDO DIA DO ENEM 2012 EXIGIU DO CANDIDATO LEITURA CRÍTICA

 

 
O segundo dia de prova do Enem 2012 (Exame Nacional do Ensino Médio) trouxe enunciados longos e a exigência de uma leitura crítica feita pelos candidatos, de acordo com professores ouvidos pelo UOL Educação.
 
A prova de linguagens e códigos e a redação trouxeram textos com problemática social e com diferentes tipos de linguagem, como tirinhas, poesia e artes, que exigiam do aluno interpretação de texto e capacidade de estabelecer relações com o mundo.
 
O tema da redação foi "Movimento Imigratório para o Brasil no século XXI" e citava os casos dos bolivianos e dos haitianos.
 
“A prova exigiu um aluno com boa leitura, com senso crítico”, avalia a professora Vera Lúcia Antunes, do curso e colégio Objetivo.
 
Na parte de português, a prova não exigiu conteúdos gramaticais específicos, mas pedia uma boa capacidade de interpretação de texto e análise. “Não exigiram conteúdo específico, mas bom desempenho na leitura e na capacidade de argumentação para a escrita da redação”, considera o professor de português do Objetivo Francisco Achcar.
 
Para o diretor pedagógico do cursinho Oficina do Estudante, Célio Tasinafo, o estudante que está acostumado a ler não deve ter tido problemas. “A prova trazia subsídios para o aluno, então não estava mais difícil do que em outros anos”, afirmou.
 
A prova de matemática seguiu a linha de outros anos, com a cobrança de conteúdos da disciplina contextualizados no cotidiano. No entanto, a prova era longa. “Não havia muito trabalho com contas, mas pelo número de questões não sobrava muito tempo para interpretar os textos, que exigiam atenção”, disse o coordenador pedagógico do Etapa Marcelo Dias Carvalho.
 
Diferentemente de sábado (3), quando duas questões geraram polêmica entre os professores que fizeram a correção da prova, o exame de hoje não teve problemas até o momento.
 
O candidato que escolheu o inglês como idioma estrangeiro enfrentou uma prova equilibrada e bem elaborada, que pode ser considerada um pouco mais simples que a de espanhol, segundo Carvalho.
 
FONTE: UOL EDUCAÇÃO