quarta-feira, 4 de abril de 2012

ESCOLA ESTADUAL VICENTE DE FONTES REALIZA ATIVIDADE ACERCA DO TEMA SEMANA SANTA


Os professores da Escola Estadual Vicente de Fontes realizou, hoje (04) de abril de 2012, com os alunos do Ensino Fundamental I e II, atividades acerca da temática Semana Santa. De 7h às 8h30, os professores trabalharam com os alunos o respectivo assunto em sala de aula. Logo após, foi exibido um vídeo, no auditório, que tratava do tema. Depois disso, a professora Rejana Costa fez uma reflexão, de forma clara e objetiva, explicitando o significado de Semana Santa.  Conforme Rejane, a Semana Santa é um período de oração e de conversão para os cristãos. Tem início no Domingo de Ramos que marca a entrada de Jesus na cidade de Jerusalém e termina no domingo de Páscoa.

Em suas palavras ficou evidente que Páscoa é um evento religioso cristão, normalmente considerado pelas igrejas ligadas a esta corrente religiosa como a maior e a mais importante festa da cristandade. Na Páscoa os cristãos celebram a Ressurreição de Jesus Cristo (Vitória sobre a morte) depois da sua morte por crucificação. É comum em todas as igrejas cristãs, o domingo ser um dia destinado à comemoração da ressurreição de Cristo, realizada através de Eucaristia, porém o domingo de páscoa é diferenciado dos outros, neste é celebrado o aniversário da ressurreição, a festa da vida. A festa da páscoa faz referência à última ceia de Jesus com os discípulos, sua prisão, julgamento, condenação, crucificação e ressurreição. 

Ainda se faz necessário dizer que a professora Rejane também falou dos símbolos da páscoa, mostrando que nessa data associam-se a imagem do coelho, como um símbolo de fertilidade, e ovos pintados com cores brilhantes, representando a luz solar, e são dados como presentes. A origem do símbolo do coelho vem do fato de que os coelhos são notáveis por sua capacidade de reprodução. Como a Páscoa é ressurreição, é renascimento, nada melhor do que coelhos, para simbolizar a fertilidade.

Após o momento de reflexão, foi exibido um vídeo sobre a Campanha da Fraternidade 2012, bem como foram entregues ovos de páscoa para todos os alunos presentes, e, em seguida, foi ofertado um lanche especial, patrocinado pelos professores, funcionários e pais de alunos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário