Ultimamente jovens ao término do ensino médio
estão deixando de lado o ingresso no ensino superior e valorizando concursos bem
remunerados de seu nível. O problema é que estes estão com os dias contados, e a
melhor maneira de se preparar para o mercado de trabalho ainda é o cursar uma
universidade.
Atualmente em nosso país ficam cada vez mais escassos concursos com níveis médios, para o fundamental então só é oferecido basicamente em concursos municipais. Os de segundo grau aparecem geralmente a nível estadual e raramente federal, onde quase todos exigem uma graduação, para altos cargos principalmente.
Devido à enorme concorrência de mercado, as empresas estão cada vez mais rigorosas com a contratação de seus novos funcionários. Por isso, a graduação é importante, é na faculdade que o jovem vai ampliar seu campo de conhecimento; ganhar experiência com estágios, que aproximará ele do mercado, deixando-o futuramente apto.
Uma preocupação dos jovens é a escolha do curso certo e de uma boa faculdade que garanta seu sucesso. As particulares estão ganhado cada vez mais espaço, desde que tenham boa estrutura e um bom corpo docente, não há problema. Mas as mais procuradas são as universidades públicas, onde é preciso um grande esforço para ingressar, mas que no final vale a pena.
Assim, diante do pequeno quadro de vagas em concursos para o nível fundamental e médio, o ideal seria o ingresso no ensino superior. Para que o jovem se prepare adequadamente ao mercado de trabalho e que seu desempenho seja o mais satisfatório possível. Escolha seu curso e boa sorte!
VINÍCIUS FONTES, José da Penha – RN, Acadêmico de
Direito pela UFCG.
FONTE: blognossajosedapenha
Nenhum comentário:
Postar um comentário