quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

ESCOLA ESTADUAL VICENTE DE FONTES REALIZA O 1° ENCONTRO COM A FAMÍLIA


 
A Escola Estadual Vicente de Fontes realizou o primeiro encontro do ano letivo de 2013 com a família no espaço escolar, no dia 25 de  fevereiro.

Na abertura do evento, a direção da referida escola representada nas pessoas das professoras  Elys Regina  Leite e Alacoque Leite   deram boas-vindas e ressaltaram a importância da integração  escola e  família no processo educacional do aluno.

Além disso,  a equipe gestora tratou  de diversos assuntos relacionados ao ano letivo de 2013, tais como:
  • Calendário  escolar do ano letivo de 2013;
  • Horário de entrada e saída do aluno;
  • Segurança (Prática do portão fechado);
  • Uso do celular na sala de aula;
  • A qualidade da água;
  • Merenda escolar;
Em se tratando de merenda escolar,  também  foi realizada  uma palestra sobre o tema “Bons hábitos alimentares”,  proferida pela Drª Hildérica Araújo, nutricionista de nosso município, justamente para orientar os pais sobre uma alimentação saudável para os seus filhos.
 
Conforme a equipe gestora, o primeiro encontro  com a família foi bastante significativo, pois  juntas traçaram metas para o bom funcionamento desta instutição  de ensino. Além do mais, os participantes também puderam obter  informações relevantes na palestra  realizada pela nutricionista Hildérica Araújo, que discorreu muito bem sobre a importância de uma alimentação saudável  na vida das pessoas.
 






quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

A DIREÇÃO DA ESCOLA ESTADUAL VICENTE FONTES REALIZA ENTREGA DE KIT ESCOLAR

 
 
 
A direção e a equipe pedagógica da Escola Estadual Vicente de Fontes realizou durante esta segunda-feira (18) a entrega de um kit escolar aos alunos matriculados no Ensino Fundamental I e II.
 
 
 

 
  
 

A DIREÇÃO DA ESCOLA ESTADUAL VICENTE DE FONTES ABRE ANO LETIVO DE 2013

 
 
 
A diretora da Escola Estadual Vicente de Fontes, a professora Elys Regina Leite Maia, realizou, nesta segunda-feira (18), a abertura do ano letivo de 2013. Na ocasião, Elys Regina deu boas vindas a todos os alunos do Ensino Fundamental I/II, apresentou o quadro de professores que irão trabalhar nesta modalidade de ensino e afirmou mais uma vez o seu compromisso, enquanto gestora desta instituição, de zelar e promover melhorias na qualidade da educação dos alunos matriculados na referida escola.
 
 

 


 

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

COMUNICADO

 
 
 
A direção da Escola Estadual Vicente de Fontes comunica a todos que as aulas do Ensino Fundamenatal e do Ensino Médio Regular referente ao Ano Letivo de 2013 começarão nesta segunda-feira, dia 18/02.
 
A direção ainda informa aos alunos matriculados no Projeto Conquista,  que corresponde ao Ensino Médio da EJA, que as aulas  não começarão nesta mesma data, em virtude da capacitação do professor que irá atuar nesta modalidade de ensino. Dessa forma, as aulas do Ensino Médio da Eja começarão em outra dada a ser anunciada por esse mesmo veiculo de comunicação.
 
Agradece a direção da EEVF
Elys Regina Leite Maia
 
 

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

ESCOLA ESTADUAL VICENTE DE FONTES REALIZA 1º ENCONTRO PEDAGÓGICO DE 2013

 
 
                                         
A direção da Escola Estadual Vicente de Fontes realizou, nos dias 07 e 08 de fevereiro, nos turnos matutino e vespertino, o 1º Encontro Pedagógico com o corpo docente para tratar de assuntos relevantes para o ano letivo de 2013.
 
Na ocasião, também foi feita uma autoavaliação do processo de ensino aprendizagem referente ao ano letivo de 2012, bem como foram apresentadas, pela equipe gestora, algumas informações de cunho administrativo.
 
Outrossim, o corpo docente juntamente com a direção da escola e equipe pedagógica, traçaram metas tendo como foco principal o redimensionamento da prática pedagógica, visando  melhorias no processo de ensino e aprendizagem, primando principalmente por melhores rendimentos dos educandos.
 
Vale ressaltar que além dos professores da respectiva escola, os estagiários do Curso de Geografia da UERN, Campus de Pau dos Ferros, também participaram do evento.


 
 
 
 

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

CRIANÇAS COM TV NO QUARTO E CELULAR TÊM DESEMPENHO PIOR EM TESTE DE LEITURA, INDICA ESTUDO

 
 
 
As crianças que têm aparelho de TV no quarto e telefones celulares se saíram pior em um teste de leitura, segundo um estudo divulgado pela Fundação Nacional de Pesquisas em Educação (Reino Unido).
A pesquisa, divulgada no final do ano passado, dá um enfoque local ao levantamento PRIS 2011, que comparou a capacidade de leitura e atitudes em relação a esse hábito. Foram consideradas crianças entre 9 e 10 anos em 49 países.

Aqueles que possuem instrumento musical (76% dos jovens entrevistados no Reino Unido) tiveram média de 559, segundo a pontuação utilizada pela fundação. Sem instrumento musical (24%), esse número caiu para 528.

Já os jovens que têm celular (68%) ficaram com média de 544, contra 568 daqueles sem aparelho (32%). Os entrevistados com aparelho próprio de TV (67%) registraram média de 540, contra 576 de quem não tem TV (33%). Por fim, os donos de aparelhos de DVD (65%) tiveram média de 542, pior que os 569 registrados por quem não tem (36%).

O estudo também mostra o tempo que 3.927 jovens britânicos de 129 escolas diferentes dedicam a diferentes atividades (leitura, TV e videogame).
 
Entre os 45 países pesquisados, a média é de 500 pontos – o Reino Unido ficou acima disso, com 552. Hong Kong aparece em primeiro lugar (571), seguido de Rússia (568) e Finlândia (568). Marrocos (310), Omã (391) e Qatar (425) apresentaram os piores resultados. O Brasil não participou da pesquisa.
 
 
FONTE: UOL

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

INEP LIBERA ACESSO DOS ALUNOS À CORREÇÃO DA REDAÇÃO DO ENEM 2012


Os estudantes que fizeram o Enem 2012 (Exame Nacional do Ensino Médio) já podem acessar a correção de suas redações na página do Enem. O aluno deve acessar o site com o CPF ou o número de inscrição e a senha. As correções tem apenas finalidade pedagógica, ou seja, não são passíveis de recurso.

O boletim de correção traz as notas por competência e dá direito à vista da redação.

Ao todo, segundo o Inep, foram corrigidas 4.113.558 redações, das quais 1,82% estavam em branco e 1,76% obtiveram nota zero. Os candidatos já tiveram acesso às notas, divulgadas no dia 28 de dezembro do ano passado.

No início do ano, estudantes de todas as regiões do país recorreram à Justiça para conseguir acesso à correção antes do período de inscrição do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), pelo qual instituições públicas de educação superior oferecem vagas a candidatos participantes do Enem. Casos como o de Thanisa Ferraz de Borba chegaram a ameaçar o cronograma do Sisu que, por decisão da Justiça Federal em Bagé (RS), só poderia encerrar o prazo de inscrição após o julgamento da ação.

No entanto, os tribunais regionais federais das diferentes regiões suspenderam as liminares que determinavam a vista antecipada dos espelhos de correção, entendendo que o edital do Enem prevê apenas a vista pedagógica e que leva em conta rigorosamente o previsto no termo de ajustamento de conduta (TAC) firmado pelo Ministério da Educação com o Ministério Público Federal.

Muitos estudantes sentiram-se injustiçados. Thais Bastos obteve a nota 400 na redação do Enem. "No ano passado, tirei 700. Neste ano, estudei muito mais, não posso ter ficado com essa nota", disse. Além disso, ela comparou o que escreveu com redações disponíveis em revistas e manuais, "As redações que receberiam a nota que eu tirei continham erros de português e um vocabulário infantil". Ela foi uma das que levaram o caso à Justiça e chegou a ganhar o direito da vista antecipada, até que o ministério recorreu e venceu.

Thais deseja cursar engenharia química na Universidade Federal do Rio de Janeiro, instituição cujo ingresso é feito, para a maior parte das vagas, apenas pelo Sisu, com base na nota do Enem. Como o exame é anual, no segundo semestre a estudante concorrerá com a mesma nota que, segundo ela, é insuficiente. Mesmo que não esteja previsto no edital do exame, ela pretende entrar novamente com recurso, caso discorde da correção.

Ela não está sozinha. No Facebook, mais de 3.000 usuários apoiam a página Ação Judicial - Enem. No espaço, trocam experiências e pedem modelos mais transparentes de seleção.

Em nota, o MEC diz que os "critérios de correção das redações do Enem foram aperfeiçoados e são mais rigorosos". Segundo a pasta, os textos produzidos pelos candidatos passaram por dois corretores de forma independente e foram avaliados segundo cinco itens de objetividade. Caso haja diferença maior que 20% na nota final entre esses dois corretores, a redação é lida por um terceiro corretor. E se, ainda assim, a discrepância persistir, ou seja, a diferença entre as três notas for superior a 200 pontos, a dissertação passa para uma banca examinadora composta por três professores avaliadores, que dão então a nota final ao participante.

Os cinco itens de competência avaliados foram: domínio da língua portuguesa, compreensão do tema proposto, capacidade de selecionar e organizar ideias, demonstração de conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação e apresentação de solução para a proposta dissertativa. Cada um dos corretores atribuiu nota até 200 pontos para cada uma dessas competências. Havendo discrepância maior que 80 pontos em cada uma das competências, o terceiro corretor avalia e atribui notas segundo o mesmo critério.

Fonte:  Informações da Agência Brasil

sábado, 2 de fevereiro de 2013

COMUNIDADE ESCOLAR DA VICENTE DE FONTES PARABENIZA ALUNOS POR APROVAÇÃO NO IFRN

 
A Comunidade Escolar da Vicente de Fontes parabeniza a jovem estudante Bruna Soares da Costa  pela aprovação em Informática,  Curso Técnico de Nível Médio na forma Integrada, no IFRN, Campus de Pau dos Ferros.
 
 


 
Os parabéns também é estendido ao ex-aluno da Vicente de Fontes Carlos Daniel Fontes da Silva, pela aprovação em Alimentos, também no IFRN de Pau dos Ferros.
 
A vocês, os nossos sinceros votos de sucesso!
 
Comunidade Escolar da EEVF