domingo, 27 de janeiro de 2013

MEC ANTECIPA SEGUNDA CHAMADA DE SELECIONADOS DO SISU

Os resultados da segunda chamada do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) já estão disponíveis na internet, no site oficial http://sisu.mec.gov.br/inicial.  A divulgação, prevista para segunda-feira (28), foi antecipada para este final de semana. Os candidatos selecionados poderão fazer matrícula nas instituições de ensino nos dias 1º, 4 e 5 de fevereiro.
 
Os candidatos não selecionados podem integrar a lista de espera, que funcionará apenas para a primeira opção de curso. O prazo de adesão para a lista de espera vai até o dia 8 de fevereiro, e as convocações estão previstas para o dia 18 de fevereiro.
 
O Sisu ofereceu 129,3 mil vagas em 3.700 cursos na primeira edição deste ano, 18% a mais em comparação com o mesmo período em 2012. Ao todo, 101 instituições públicas aderiram ao sistema para a seleção de estudantes com base nas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

FONTE: UOL

sábado, 26 de janeiro de 2013

 

 
 
COMUNICADO
 
 
A direção da Escola Estadual Vicente de Fontes comunica as pessoas,  abaixo relacionadas, que procurem a respectiva escola para receber o seu certificado de conclusão do Ensino Médio. 
Atenciosamente,
Elys Regina Leite 
 
 
1. LEILANY BRENDA DE MORAIS SILVA 
 
2. JÉSSICA FERNANDES MATIAS 
3. KARLA KLENNYA LIBÂNIO ROCHA 
4. VALMIR DA SILVA DIAS
5. JOCIVÂNIA FERNANDES DO NASCIMENTO 
6 - LUSINAURA DE OLIVEIRA MONTE
7 -  CRISTIANO JOSÉ DE ARAÚJO COSTA
8 -  AUGUSTO EDUARDO DE MORAIS PINHEIRO
9 - MARIA AUCILENE LEITE MONTE
10 - JOÃO RAIMUNDO DO NASCIMENTO FILHO
11 - MARIA JACKELINE ROCHA BESSA
12 - MARIA GILDECARLA DA SILVA PEREIRA
13 - AMANDA KELLY DA COSTA SILVA
14 - MARIA LUCINEIDE FERNANDES DE LIMA
15 - FABRÍCIO MAIA ROCHA
16 - MARIA RAYLANY DE OLIVEIRA VIRGÍNIO
17 - ELIENE MOREIRA DA SILVA
18 - LAIANE MEIRE ANGÉLICA DA SILVA
19 - FÁBIO AIRTON DA SILVA
20  - EDILÂNDIA DA SILVA FONTES
21 - ELOÍSA ALINE FONTES DA SILVA
23 - FRANCIMEIRE FERNANDES DE LIMA
24 - DANIELE VIEIRA MAIA
25 - MAYARA MAGRY DE OLIVEIRA
26 - ELINDEJANE LOPES DE OLIVEIRA
27 - FRANCISCO  JOSEMAR ALVES
28 - OSANA PINHEIRO DA SILVA
29 - FRANCISCO VANDI DE OLIVEIRA CARLOS
30 - YARA PAULINO DA COSTA
31 - JOANA MIQUELE DAMASCENA
32 - ELIAS FONTES DA SILVA
33 - PATRÍCIA FIDELES DA SILVA
34 - SUZANA DUARTE JÁCOME
35 - ADELÂNIO KLEITSON BARRETO DA COSTA
36 - MARCOS ANTONIO DA SILVA
37 - ANTONIO LUCIELHINGTON MAIA
38 - NILZILENE FONTES DE ARAÚJO
39 - FRANCISCO ROMÁRIO LOPES DE SOUZA

 

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

PRIMEIRA CHAMADA DO PROUNI JÁ ESTÁ DISPONÍVEL NA INTERNET

Brasília - A primeira chamada do Programa Universidade para Todos (ProUni) já está disponível na página do programa. Os alunos terão até 31 de janeiro para apresentar a documentação e fazer a matrícula na instituição de ensino para a qual foram selecionados.

Segundo números divulgados pelo Ministério da Educação (MEC), o balanço final do ProUni registrou 1.032.873 inscritos e o total de inscrições foi 2.011.538, considerando que cada candidato teve a oportunidade de fazer até duas opções de curso. O estado com o maior número de candidatos na primeira edição do programa neste ano foi São Paulo, com 187.489; seguido por Minas Gerais, com 141.839 e pelo Rio de Janeiro, com 75.935.

Em 8 de fevereiro, será feita a segunda chamada de pré-selecionados. O candidato deve providenciar a matrícula e a apresentação de documentos até o dia 19 do mesmo mês.

O ProUni concede bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica em instituições privadas de educação superior. Para o primeiro semestre deste ano, estão sendo oferecidas 162.329 bolsas, sendo 108.686 integrais e 53.643 parciais (cobertura de 50% da mensalidade).

Para concorrer à bolsa integral, o candidato deve comprovar renda familiar por pessoa até um salário mínimo e meio (R$ 1.017). Para as bolsas parciais, a renda familiar deve ser até três salários mínimos (R$ 2.034) por pessoa. Cada estudante pode optar por até dois cursos.

Com informações da Agência Brasil

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

 
NOTA DE ESCLARECIMENTO
 
Caros leitores,
 
Noticiamos, conforme outros blogs da nossa cidade, que a Jovem estudante Karyne Maia tinha sido aprovada através da nota do Enem para o cursar Direito na UFRN no Campus de Caicó. Contudo, em levantamento feito em fontes precisas, tal informação não passou de um engano, pois a respectiva estudante não foi classificada dentro do percentual das vagas oferecida pela UFRN. Dessa forma, retificamos  a matéria divulgada sobre esse assunto, neste blog, e desejamos a Karyne Maia sucesso em seus ideias. 
 
 

 

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

 
 
 
COMUNICADO
 
 
A direção da Escola Estadual Vicente de Fontes comunica às pessoas que desejam cursar o Ensino Médio em apenas um ano e seis meses de estudo, procure a referida escola para se matricular na EJA do Ensino Médio, que funcionará no turno noturno.
 
Vale salientar que a EJA do Ensino Médio vem oferecer aos jovens a partir de 18 anos, aos adultos e idosos, fora da faixa etária regular, a oportunidade de cursar as três séries do Ensino Médio em um tempo bastante reduzido.
 
Então, não desperdice essa chance, venha à Escola Estadual Vicente de Fontes, a partir de segunda-feira(21), no horário das 7h às 12h e garanta a sua vaga para cursar o Ensino Médio na modalidade da EJA, de forma acelerada e com bastante qualidade. Pois essa é uma excelente maneira de você concluir o Ensino Médio e ter mais oportunidades, como ingresso no ensino superior, técnicos, realização de concursos públicos para a obtenção de melhores empregos e mesmo para ter sua certificação como realização pessoal.
 
Atenciosamente,
 
A equipe gestora da EEVF

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

ESTÃO ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA O PROUNI DO 1° SEMESTRE DE 2013

As inscrições para o Prouni (Programa Universidade para Todos) do primeiro semestre de 2013 já podem ser realizadas pelo site www.siteprouni.mec.gov.br. O cadastro pode ser feito até as 23h59 da próxima segunda-feira (21).
Segundo o MEC (Ministério da Educação), o sistema oferece 162.329 bolsas: são 108.686 bolsas integrais e 53.643 parciais (50% da mensalidade) - confira a oferta por instituição, curso ou município aqui.
Para concorrer às bolsas de estudo, o aluno precisa ter feito o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2012, alcançado o mínimo de 450 pontos e não pode ter zerado a redação. Para o cadastro, o aluno deve informar o número de inscrição e senha do Enem 2012 e o número do CPF (Cadastro de Pessoa Física).
Segundo o MEC, todas as instituições participantes do Prouni devem oferecer acesso gratuito à internet para os candidatos que desejarem se inscrever. Haverá reserva de vagas para candidatos com deficiência e também para os autodeclarados indígenas, pardos ou pretos.
Durante o período de inscrição, o candidato poderá alterar suas opções. O sistema irá considerar válida a última inscrição confirmada. Uma vez por dia, a partir do segundo dia de inscrição, o sistema mostrará a nota de corte (menor nota para ficar entre os potencialmente pré-selecionados) para cada curso com base no número de bolsas disponíveis e no total dos candidatos inscritos naquele curso, por modalidade de concorrência.

Quem pode concorrer

Podem participar do Prouni estudantes que fizeram o ensino médio integralmente em escola pública ou que tenham sido bolsistas em instituição de ensino particular, também de forma integral.
Professores da rede pública em efetivo exercício do magistério da educação básica, integrantes de quadro de pessoal permanente de instituição pública, estão dispensados do requisito de renda, exclusivamente para bolsas em cursos de licenciatura.
O programa oferece bolsas de estudo integrais – para estudantes com renda per capita familiar de até 1,5 salário mínimo por mês – e parciais de 50% – para estudantes com renda de até 3 salários mínimos por pessoa.
Os candidatos não podem possuir outro diploma de ensino superior nem estar matriculados em nenhuma faculdade.
Na seleção, os candidatos poderão escolher até duas opções de curso em instituições de ensino superior conveniadas de todo o país. Os interessados que tiverem as maiores notas em cada curso levam a vaga. Caso um estudante não tenha nota suficiente para preencher a sua primeira opção de curso, ele passa a concorrer à segunda opção, e assim sucessivamente.

Calendário

O processo terá duas chamadas de aprovados: no dia 24 de janeiro e 8 de fevereiro. Segundo a portaria, "o estudante pré-selecionado deverá comparecer à respectiva IES [instituição de ensino superior] para aferição das informações prestadas em sua ficha de inscrição e eventual participação em processo seletivo próprio da IES, quando for o caso". As datas para comprovação são as seguintes:
  • Primeira chamada: 24 a 31 de janeiro
  • Segunda chamada: 8 a 19 de fevereiro
Os estudantes que não forem aprovados em nenhuma das duas chamadas poderão manifestar interesse em participar da lista de espera nos dias 24 e 25 de fevereiro. Também serão efetuadas duas convocações da lista de espera.

Veja o calendário completo do Prouni

Evento Data
Início das inscrições 17 de janeiro
Término das inscrições 21 de janeiro
Primeira chamada 24 de janeiro
Confirmação de informações nas IES* - 1ª chamada 24 a 31 de janeiro
Registro e emissão de termos pelas IES - 1ª chamada 24 de janeiro a 5 de fevereiro
Segunda chamada 8 de fevereiro
Confirmação de informações nas IES - 2ª chamada 8 a 19 de fevereiro
Registro e emissão de termos pelas IES - 2ª chamada 8 a 21 de fevereiro
Manifestação de interesse na lista de espera 24 e 25 de fevereiro
Lista de espera - 1ª convocação 28 de fevereiro
Confirmação de informações nas IES* - 1ª convocação da lista 28 de fevereiro a 5 de março
Registro e emissão de termos pelas IES - 1ª convocação da lista 28 de fevereiro a 7 de março
Lista de espera - 2ª convocação 8 de março
Confirmação de informações nas IES* - 2ª convocação da lista 8 a 13 de março
Registro e emissão de termos pelas IES - 2ª convocação da lista 8 a 15 de março
  • *IES = Instituição de Ensino Superior
  • Fonte: Diário Oficial da União - edição de 9 de janeiro de 2013

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

PROFESSORES DE INGLÊS DA REDE ESTADUAL PARTICIPAM DE CURSO NOS EUA



 
Onze professores de Língua Inglesa da rede estadual de ensino foram selecionados para participar do Programa de aperfeiçoamento para professores nos Estados Unidos, que oferece cursos em 22 universidades americanas para professores brasileiros. O programa é realizado em parceria do Ministério da Educação, com a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil e a Comissão para o Intercâmbio Educacional entre os Estados Unidos e o Brasil - FULBRIGHT, e conta com o apoio do Conselho Nacional de Secretários da Educação - CONSED.

A autorização do afastamento dos professores será publicada nesta terça-feira (15), no Diário Oficial do Estado - DOE. Todas as despesas do curso correrão por conta do programa, que dispõe de alojamentos para os participantes nas universidades envolvidas e proporcionará alimentação, seguro saúde, passagens aéreas e material didático.

O curso acontece entre os dias 24 de janeiro e 22 de fevereiro e tem como objetivo fortalecer a fluência oral e escrita em inglês, compartilhar metodologias de ensino e avaliação que estimulem a participação do aluno em sala de aula, estimular o uso de recursos online e outras ferramentas na formação continuada de professores e na preparação de planos de aula.

Os professores selecionados foram: Adriana Assis de Aquino, Emílio Augusto Ferreira da Silva, Hemilene Emília Soares Pereira, Ana Valéria Antunes Gondim dos Santos, Wallace Moura da Costa, Marta Joelma Bezerra, Vitória Maria Avelino da Silva Paiva, Leudson Sandecley Almeida de Souza, Márcio de Melo Lima, José Rosamilton de Lima e Francisca Rosineide da Silva.


FONTE: PORTAL DA EDUCAÇÃO-SEEC-RN

ALUNOS DA VICENTE DE FONTES CONQUISTAM VAGAS NA UNIVERSIDADE ATRAVÉS DA NOTA DO ENEM

 
O Ministério da Educação divulgou ontem (14) a lista dos aprovados na primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada (SISU). Na relação dos aprovados está  a jovem estudante Karyne Maia, concluinte 2012 da Escola Estadual Vicente de Fontes, que conquistou através da nota do ENEM uma vaga para cursar Direito na UFRN. Vale salientar que Karine Maia foi aprovada no mesmo curso nos campus de Caicó e Santa Cruz.
 
Ainda, com a nota do ENEM foi aprovado o ex-aluno da Vicente de Fontes Igor Ferreira para cursar Ciências e Tecnologia na UFERSA, Campus de Pau dos Ferros.
 
A vocês, caros estudantes, aos seus familiares, os nossos Parabéns! E sucesso na vida acadêmica!
 
Comunidade Escolar da EEVF
 
 

Igor Ferreira
Ciência e Tecnologia
 UFERSA-Pau dos Ferros

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

CANDIDATOS AO PROUNI JÁ PODEM CONSULTAR VAGAS DISPONÍVEIS

O estudante que pretende se inscrever no Programa Universidade para Todos (ProUni) a partir da próxima quinta-feira (17) já pode consultar as vagas disponíveis pela internet. É possível fazer a consulta por curso, instituição e cidade. O ProUni oferece a estudantes de baixa renda bolsas de estudos integrais e parciais em instituições particulares de ensino superior.

As inscrições para o ProUni ocorrem exclusivamente na internet de 17 a 21 de janeiro. A primeira divulgação dos resultados será no dia 24 de janeiro e a segunda no dia 8 de fevereiro. Quem não for pré-selecionado em nenhuma das etapas poderá aderir a uma lista de espera nos dias 24 e 25 de fevereiro.

Para participar é preciso ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou em estabelecimento particular na condição de bolsista. Também é pré-requisito ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012 e atingido pelo menos 450 pontos, além de não ter zerado a nota da redação. Até o ano passado, a exigência mínima era alcançar 400 pontos.
Para concorrer à bolsa integral, é preciso comprovar renda bruta familiar por pessoa de até 1,5 salário mínimo. Para as bolsas parciais, a renda familiar deve ser de até três salários mínimos por pessoa.

O estudante deve informar o número de inscrição e a senha usados no Enem de 2012 para se candidatar a uma vaga no ProUni. Ele escolhe, em ordem de preferência, até duas opções de instituição, curso e turno entre as bolsas disponíveis, de acordo com seu perfil.

Após a divulgação dos resultados os candidatos pré-selecionados terão um prazo para comparecer à instituição de ensino com os documentos que comprovem as informações prestadas na ficha de inscrição.

O estudante que conseguir apenas uma bolsa parcial (50% da mensalidade) pode custear a outra parte por
meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) sem a necessidade de apresentar fiador. Para isso, é necessário que a instituição onde o aluno pretende se matricular tenha firmado termo de adesão ao Fies e ao Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo (Fgeduc).

Concorrer à bolsa do ProUni pode ser uma alternativa para quem não conseguiu uma vaga no Sisu, sistema que oferta vagas em instituições públicas de educação superior. No entanto, caso o candidato seja selecionado nos dois programas deverá optar pela bolsa do ProUni ou pela vaga do Sisu. Isso porque é vedado usar uma bolsa do programa e estar, simultaneamente, matriculado em instituição de ensino superior pública e gratuita.

De acordo com dados do Ministério da Educação, o ProUni já atendeu a mais de 1 milhão de estudantes, sendo 67% com bolsas integrais.
Agência Brasil

MEC DISPONIBILIZA LISTA DE APROVADOS NA PRIMEIRA CHAMADA DO SISU


 O Ministério de Educação disponibilizou, na manhã desta segunda-feira (14) as listas de aprovados na primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). No site, é possível filtrar por instituição, curso, grau e turno para conferir os nomes dos aprovados.

Em todo o Brasil, 1.949 milhão de estudantes se inscreveram para concorrer a uma das 129.319 vagas disponíveis em 101 instituições públicas de educação superior. No Rio Grande do Norte, três instituições ofereciam vagas através do sistema: UFRN, IFRN e Ufersa.

A matrícula dos aprovados nesta primeira chamada acontece nos dias 18,21 e 22 de janeiro. O resultado da segunda chamada será no dia 28 desse mês, com matrícula nos dias 1º, 4 e 5 de fevereiro.

Os candidatos que não forem selecionados nas duas primeiras chamadas podem aderir à lista de espera entre os dias 28 de janeiro e 8 de fevereiro. As instituições de ensino participantes do Sisu usam a lista para convocar candidatos a vagas remanescentes.

FONTE: TRIBUNA DO NORTE


 

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

GOVERNADORA ANUNCIA AUMENTO DE 7,97% PARA OS PROFESSORES DO ESTADO


 A governadora Rosalba Ciarlini e a secretária de Estado da Educação, professora Betania Ramalho, anunciaram na tarde desta sexta-feira (11), a implantação do reajuste salarial de 7,97% para os professores da rede estadual, em cumprimento ao novo piso nacional anunciado pelo Ministério da Educação. O pagamento do reajuste será feito na folha de fevereiro, retroativo ao mês de janeiro.

Esse é terceiro aumento concedido pelo Governo do RN aos professores da rede estadual num período de menos de dois anos. "Com os reajustes implantados entre setembro de 2011 e março de 2012, no acumulado, o salário dos professores cresceu 76,82%. É o maior aumento salarial da categoria concedido por um Governo nas últimas duas décadas.", ressaltou a governadora Rosalba Ciarlini.

"Também estamos montando um cronograma para a implantação das promoções verticais, que será anunciado no início do ano letivo. Já em relação às progressões horizontais, este ano, todos os professores irão subir uma letra. A partir daí, serão feitas as avaliações para a implantação de novas progressões.", completou a governadora Rosalba Ciarlini.

A secretária da Educação, professora Betania Ramalho, ressaltou o esforço feito pela governadora para cumprir o piso nacional, colocando em prática o que está previsto no Programa de Educação do Estado, que tem foco no aluno e na valorização dos professores. "Mesmo com as dificuldades financeiras, essa é uma governadora que aposta na Educação e não tem medido esforços para melhorar os nossos índices", disse Betania Ramalho.

Betania Ramalho relembrou ainda outras medidas adotadas desde o início da gestão, dentro da política de valorização dos profissionais da Educação. "Em dois anos, o governo concedeu aposentadorias a mais de dois mil servidores - algumas represadas desde 2005 - e reduziu o tempo dos trâmites burocráticos. Liberou qüinqüênios retidos desde 2006 e reorganizou o setor de Recursos Humanos da Educação, com a criação do Sistema de Gestão de Pessoal", afirmou a secretária.

FONTE: SITE DO GOVERNO DO RN

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

 
 
COMUNICADO
 
 
A direção da Escola Estadual Vicente de Fontes comunica aos pais que as matrículas, do Ensino Fundamental (1º ao 9º Ano) e do Ensino Médio, correspondente ao Ano Letivo de 2013, estarão abertas a partir de segunda-feira, 14 de janeiro, no horário das 7h às 12h.
 
Comunica também que os alunos matriculados no Ensino Fundamental (1º ao 9º Ano) receberão um kit escolar no primeiro dia de aula.
 
A direção ainda informa que para o Ano Letivo de 2013, a Vicente de Fontes trabalhará com o Programa Mais Educação e com o Projeto Despertar, desenvolvendo atividades educativas em turnos diferenciados.
 
E também lembra que a respectiva escola funcionará com carteiras novas, quadros brancos, aulas no laboratório de informática, algumas salas climatizadas, biblioteca com mais acervo e com um corpo docente capacitado e comprometido com a qualidade educacional do seu filho.
 
Venha, matricule o seu filho na Escola Estadual Vicente de Fontes, há 77 anos de história na educação jotapenhense.
 
Atenciosamente,
 
A equipe gestora da EEVF
 

 
 

APROVADA EM MEDICINA NO VESTIBULAR UFRN 2013 GANHA AÇÃO NA JUSTIÇA

Uma adolescente de 16 anos, aprovada em 9º lugar no vestibular 2013 da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) – curso de medicina – ganhou na Justiça o direito de concluir, por meio de provas supletivas do Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja), da Escola Estadual Lia Campos, o terceiro ano do ensino médio. A decisão, do juiz em substituição da 4ª Vara da Fazenda Pública de Natal, Airton Pinheiro, foi publicada no Diário da Justiça dessa terça-feira (8).

Representada pelos pais, a estudante impetrou um Mandado de Segurança contra a diretora do Ceja Lia Campos, alegando que foi impedida de realizar o exame supletivo porque tem 16 anos de idade. A responsável pela unidade educacional argumentou, na ocasião, que a Lei nº 9.394/96 prevê esse tipo de avaliação apenas para maiores de 18 anos. Se mantida a decisão da diretora, a autora perderia o direito de se matricular no curso para o qual foi aprovada na UFRN por não ter concluído o ensino médio.

O juiz reconheceu no pedido da adolescente os requisitos de relevante fundamento e perigo de demora na decisão ao conceder a liminar. Ele determinou à diretora do Ceja que proceda à inscrição da estudante nas provas supletivas, em relação ao ensino médio, garantindo, assim, a sua participação nos respectivos exames. Ainda de acordo com a decisão do magistrado, a decisão deve ser cumprida
imediatamente.
 
FONTE: DN online

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

TERÇO DE FÉRIAS DOS SERVIDORES DA EDUCAÇÃO SERÁ ANTECIPADO

O Governo do Estado anuncia para esse mês de janeiro a antecipação do pagamento do terço de férias para todos os professores e técnicos que fazem parte do quadro de servidores da Secretaria de Estado da Educação. Este é o segundo ano consecutivo em que a antecipação acontece e o pagamento é feito junto à folha de janeiro, independentemente do mês em que o servidor entra de férias. A medida faz parte da política de valorização dos trabalhadores da Educação.
 
FONTE: PORTAL DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DO RN

PISO DOS PROFESSORES DEVE TER REAJUSTE DE 7,97%, DIZ ESTUDO DA CNM

O piso nacional dos professores deve ser reajustado em 7,97% a partir deste mês, segundo cálculo divulgado hoje (9) pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM). De acordo com a entidade, o valor deve passar de R$ 1.451,00 para R$ 1.566,48. Segundo a entidade, a estimativa obedece à Lei do Piso.

Pesquisa feita pela CNM em julho do ano passado sobre salários pagos aos professores aponta que o impacto do reajuste do piso em 2013 será de cerca de R$ 2,1 bilhões, apenas para esfera municipal.

Para a CNM, a demora na divulgação do reajuste é uma das principais preocupações dos prefeitos brasileiros. Segundo a entidade, nos últimos dois anos, os valores só foram anunciados pelo Ministério da Educação (MEC) no final de fevereiro. "Para o piso ser pago a partir de janeiro, o MEC deveria ter divulgado o respectivo porcentual, o que ainda não ocorreu", diz o estudo.

"Os novos prefeitos deverão reajustar os vencimentos dos professores por um índice maior do que a inflação e que ainda sequer é oficialmente conhecido", ressalta o presidente da entidade, Paulo Ziulkoski.

A entidade defende ainda que o reajuste do piso, em vez de seguir os critérios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), acompanhe os valores do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

O MEC não se pronunciou sobre o assunto.

Agência Brasil

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

NÚMERO DE INSCRITOS NO SISU ULTRAPASSA 470 MIL


 Chega a 471 mil os inscritos no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação (MEC) até as 13h de ontem (7). O balanço do ministério mostra que, entre as universidades, a Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) registra o maior número de inscritos e, entre os institutos federais de educação, ciência e tecnologia, o Instituto Federal de São Paulo (IFSP) lidera a procura.

As inscrições podem ser feitas até a próxima sexta-feira (11), exclusivamente pela internet. A primeira edição de 2013 do Sisu oferece 129 mil vagas em 101 instituições entre universidades e institutos federais. Podem concorrer às vagas estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012 e não tenham tirado nota zero na redação. Ao se inscrever, o candidato pode escolher entre duas opções de curso e a instituição de ensino usa a nota do Enem na seleção.

A primeira chamada de selecionados está prevista para o dia 14 de janeiro. Os convocados devem providenciar a matrícula nos dias 18, 21 e 22. A segunda chamada será divulgada no dia 28 deste mês, com matrícula em 1°, 4 e 5 de fevereiro.

Os estudantes que não forem selecionados nas duas primeiras convocações podem aderir à lista de espera para concorrer a vagas remanescentes. O prazo de adesão vai de 28 deste mês a 8 de fevereiro. No dia 18 de fevereiro, ocorrerá a convocação, pelas instituições, dos candidatos em lista de espera.

As inscrições são feitas no endereço eletrônico http://sisu.mec.gov.br/. Na mesma página há informações sobre o processo de inscrição, notas de corte, vagas oferecidas e número e senha no Enem.
FONTE: Agência Brasil