quarta-feira, 30 de maio de 2012

GOVERNO ANUNCIA QUE RECORRERÁ DA DECISÃO JUDICIAL QUE “LIBEROU” GREVE NA UERN



O Tribunal de Justiça negou o pleito do Governo do Estado que pretendia considerar a greve dos professores da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte ilegal. Com isso, fica mantida a greve da Uern.


A juíza convocada Sulamita Pacheco foi a autora da decisão. “A greve que hora se analisa não possui ilegalidade que se possa enxergar neste momento processual, exatamente por ser uma reação às condições de trabalho e o exercício do direito de auto-defesa de categorias”, destacou a juíza convocada, que completou: “assegurar agora o direito à greve traz como consequência a segurança de uma educação mais digna”.

Na visão de Sulamita Pacheco, o Estado não cuidou de maneira satisfatória de demonstrar a existência de requisitos necessários, perante à lei, para alcançar a concessão do que pleiteou. Além disso, destacou ela, resta evidenciado o descumprimento do Estado de acordo realizado em 02 de maio deste ano.


O acordo mencionado pela magistrada foi resultado de uma greve deflagrada no período de julho a setembro de 2011 pelos servidores e professores da Uern, que perdurou 90 dias e, embora não tenha sido oficializado, a conciliação entre as partes foi divulgada abundantemente pela mídia, inclusive pelo próprio Governo do Estado.


“Ora, é notório no Brasil que a classe dos professores vem sofrendo péssimas condições de trabalho e uma remuneração que não condiz com a importância do ensino”, exclamou Sulamita Pacheco. Ela enfatiza que, por isso mesmo, há de se reconhecer a necessidade de fortalecimento da categoria desses profissionais, base da sociedade, bem como os direitos dos docentes de reivindicar melhores condições de trabalho mais justos.

FONTE: TRIBUNA DO NORTE

COMPERVE/UFRN DISPONIBILIZA CONSULTA A LOCAL DE PROVA DO VESTIBULAR DA EAD 2012


Está disponibilizada a consulta do local de provas do Vestibular da EAD 2012. Confira clicando no link


FONTE: Comperve/ufrn

SAI A DEMANDA PARCIAL DE CANDIDATOS INSCRITOS POR CURSO NO POLO DE LUÍS GOMES-PUAP




Ciências Biológicas - Licenciatura - 3,93

Educação Física - Licenciatura - 8,11

Geografia - Licenciatura - 3,73

Pedagogia - Licenciatura - 4,94


FONTE: Site do PUAP

sexta-feira, 25 de maio de 2012

COMUNIDADE CATÓLICA DA ESCOLA ESTADUAL VICENTE DE FONTES PARTICIPA DO NOVENÁRIO DE MARIA




A comunidade católica da Escola Estadual Vicente de Fontes participou do novenário de Maria neste dia 25, dedicado à devida instituição de ensino.

A candidata da noite,  representando a escola, foi a estudante Brenda Alves de Oliveira, que teve como padrinho, o jovem universitário Diego Alves.

A celebração ficou por conta das profesoras Alexcí Fernandes e Glícia Daves. Tivemos como pregadora da noite a professora Rejane Costa que discorreu muito bem sobre o evangelho do dia.

Outrossim, contamos também com a participação de alunos, professores, funcionários, grupo de cântico e membros da comunidade local na respectiva celebração.









EDITAL TRAZ REGRAS DO ENEM 2012; INSCRIÇÕES COMEÇAM NA SEGUNDA-FEIRA




O Diário Oficial da União traz publicado na edição de hoje (25) o edital do Ministério da Educação com as regras da edição 2012 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O anúncio foi feito na tarde de ontem (24) pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante. Uma das novidades deste ano é a mudança nos critérios de correção da redação.

Os estudantes interessados poderão se inscrever a partir das 10h de segunda-feira (28) até as 23h59 de 15 de junho, horário oficial de Brasília. As inscrições custarão R$ 35 e poderão ser pagas até o dia 20 de junho, por meio de guia de recolhimento da União (GRU) simples, gerada no ato de inscrição. Caso contrário, a inscrição não será confirmada.

Estão isentos da taxa de inscrição alunos que estejam concluindo o ensino médio em escolas públicas cadastradas no censo escolar da educação básica. Também estão isentos do pagamento aqueles que declararem carência socioeconômica (membros de família de baixa renda) ou estiverem em situação de vulnerabilidade socioeconômica. O pedido de isenção do pagamento da taxa só será aceito por meio do sistema de inscrição.


A nota do Enem pode ser usada para o ingresso do estudante em universidades públicas. Pode servir também para que ele se beneficie do Programa Universidade para Todos (ProUni), obtenha o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) ou participe do programa Ciência sem Fronteiras.

*Fonte: Agência Brasil

quinta-feira, 24 de maio de 2012

PROFESSORA PERUANA VISITA A ESCOLA ESTADUAL VICENTE DE FONTES


A Escola Estadual Vicente de Fontes recebeu, nesta manhã, 24 de maio, a visita da professora Orfa Noemi Gamboa Padilla, de nacionalidade peruana, mas que reside no Brasil há quatro anos.

Como professora do Estágio Curricular Supervisionado em Língua Espanhola da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN, Noemi Gamboa compareceu à escola para acompanhar o professor-estagiário José Rosamiltom de Lima, aluno regularmente matriculado no curso de Espanhol da UERN pelo PARFOR(Programa Nacional de Formação do Professor) e que ora realiza o seu estágio com os alunos do 6º Ano do Ensino Fundamental II da referida escola.






quarta-feira, 23 de maio de 2012

SISTEMA CORRIGE DISTORÇÕES NO QUADRO DE PESSOAL DAS ESCOLAS ESTADUAIS



 

A Secretaria de Estado da Educação colocou em funcionamento o seu novo Sistema de Gestão de Pessoal, SAGEP. A ferramenta vem corrigindo distorções e identifica onde está lotado cada servidor, qual sua função, carga horária, solicitações de licença, férias, aposentadorias, entre outros dados. Ademais, o SAGEP será interligado ao Sistema de Informatização da Educação do Estado, SIGEduc, que a exemplo do SIGAA, da UFRN, mudará a cultura de gestão da SEEC.

De acordo com a coordenadora do Grupo de Processamento de Dados da Secretaria de Educação, Ana Paula Flor, o SAGEP é um sistema inovador, que promove a integração dos técnicos de recursos humanos com as escolas, diretorias regionais de ensino e os demais setores da SEEC. Ela diz ainda que o novo modelo de gestão de pessoas idealizado pela secretária de Educação, Betania Ramalho, necessitava da criação de uma ferramenta apoiada nos recursos das Tecnologias de Informação.

A partir da ideia inicial, foi feito um extenso trabalho de análise e engenharia, para que tudo funcionasse de acordo com as necessidades da SEEC. O trabalho foi concluído em março deste ano e começou a ser colocado em prática com a implantação do rol das escolas, que é a lista de servidores lotados nas unidades, com suas respectivas funções. O novo cadastro está sendo elaborado pelos próprios gestores e técnicos das escolas tendo, os mesmos, participado de treinamentos durante o mês de abril. A capacitação foi feita pela equipe do GPD, que orientou gestores e técnicos de todas as unidades de ensino e das DIRED.

De acordo com a secretária de Educação, Betania Ramalho, o SAGEP impõe regras que impedem o cadastro de servidores não qualificados para determinadas funções ou com readaptações temporárias vencidas, enquadrando esses profissionais em suas funções de origem. "Nós temos exemplos de vários professores que deveriam estar em sala de aula, mas estão em desvio de função. Enquanto isso falta professor para cumprir a carga horária das disciplinas que deveriam ser ofertadas aos alunos. O novo sistema veio para corrigir essas distorções.", afirmou a professora.

"Por enquanto a nossa atenção está voltada para a reorganização do rol das escolas, que deve ser concluída até o final de maio. Estamos aproveitando para colocar ordem na casa. Em médio prazo, também iremos realizar outras ações, como o acompanhamento de estagiários, termos de compromissos, gestão de terceirizados e controle da freqüência dos servidores, completou Betania Ramalho.

A secretária informa ainda que o objetivo desse reordenamento é qualificar a gestão, otimizando os recursos financeiros e de pessoal, a favor de um trabalho com base em resultados. Segundo ela, a implantação do SAGEP explica o intervalo para uma nova convocação de aprovados no concurso da Educação.

"Não podemos convocar novos profissionais se existem professores que deveriam estar em sala de aula e, na verdade, estão em desvio de função. Através do SAGEP, estamos verificando minuciosamente o rol de cada escola para corrigir as distorções e apenas quando esse trabalho estiver concluído será possível dizer quantos professores aprovados no último concurso serão convocados na segunda chamada.", concluiu a secretária.


FONTE: SEEC DO RN











terça-feira, 15 de maio de 2012

EM CLIMA DE FESTA, A ESCOLA ESTADUAL VICENTE DE FONTES COMEMORA O DIA DAS MÃES






Com muita alegria,  a Escola Estadual Vicente de Fontes comemorou neste dia 12 de maio o Dia das Mães.  De fato, foi a culminância do projeto “Mãe, você mora em meu coração”, desenvolvido na disciplina de Língua Portuguesa e Arte  no Ensino Fundamental I, II e no Ensino Médio.

No evento ocorreu diversas apresentações realizadas pelos alunos do Ensino fundamental I, II e também do Ensino Médio. Na ocasião, os professores e funcionários da respectiva escola realizaram uma homenagem às próprias mães que compareceram à festa. Outrossim, a professora Ana Diniz juntamente com outros professores e funcionários também homenagearam as suas mães em memória.  É relevante ressaltar que, durante cada intervalo de uma apresentação, era realizado sorteios de brindes ofertados pelos professores e outros parceiros da Escola Estadual Vicente de Fontes.

Enfim, mais uma vez, a Escola Estadual Vicente de Fontes comemorou o Dia das Mães em grande estilo, com apresentações, homenagens diversas, com música ao vivo, sorteios de brindes e comes e bebes para todo público presente.








terça-feira, 8 de maio de 2012

PROFESSORA DE ARTE REALIZA OFINA PARA A CONFECÇÃO DE LEMBRANCINHAS EM HOMENAGEM AO DIA DAS MÃES



Nos últimos dias, a professora Rejane Costa, da disciplina Arte,  da  Escola Estadual Vicente de Fontes,  tem transformado as suas aulas em oficinas para que os alunos/as confeccionem as lembrancinhas para o Dia das Mães.

Segundo a professora Rejane Costa é com bastante entusiasmo que os alunos/as do Ensino Fundamental I e do Ensino Médio participam das aulas com o intuito de confeccionar  a partir de material reciclável, E.V.A., tecidos, fitas, sabonetes,etc, as próprias lembrancinhas para ofertar para as mães na festa em homenagem ao DIA DAS MÃES que a referida escola irá realizar neste  dia 03 de maio, a partir das 17 h. Outrossim, "eu ainda percebo que as aulas práticas de arte são mais proveitosas, os alunos/as se interessam mais", afirma a professora Rejane.

Enfim, as aulas da disciplina Arte na Escola Estadual Vicente de Fontes  têm proporcionado aos alunos/as momentos em que eles/elas desenvolvem habilidades para o trabalho manual e artesanal.



A ESCOLA ESTADUAL VICENTE DE FONTES ESTENDE VOTOS DE PESAR À FAMÍLIA DA SENHORA CONCITA MARQUES SIQUEIRA



Todos que fazem a Escola Estadual Vicente de Fontes estendem votos de pesar à família  Marques Siqueira pelo falecimento da inesquecível Dona Concita Marques, ocorrido ontem(07) na cidade de Pau dos Ferros, mãe das professoras Vastí Siqueira Marques e Débora Siqueira, da 15ª Dired.
Direção, professores e funcionários da EEVF

sexta-feira, 4 de maio de 2012

COMUNIDADE ESCOLAR DA VICENTE DE FONTES VIVENCIA O DIA D DA AUTOAVALIAÇÃO




Ontem, 03 de maio de 2012, a comunidade escolar da Escola Estadual Vicente de Fontes vivenciou o DIA D A AUTOAVALIAÇÃO  dessa instituição de ensino público.  Foi um momento extremamente relevante para a história  desse educandário.

Na a abertura do evento, a diretora Elys Regina Fernandes Leite falou da importância do respectivo encontro para a construção de metas para a melhoria do processo de ensino aprendizagem da referida escola. Em seguida, a vice-diretora Alacoque Leite explicou a significância desse dia D, quais seriam os reais propósitos a serem alcançados com a realização dessa autoavaliação. Para a professora Alacoque, a realização dessa autoavaliação é uma marca da escola que se vive hoje, uma escola pautada pelo viés de uma gestão democrática, em que os seguimentos  representativos da escola como professores, funcionários, alunos e pais de alunos discutem, avaliam, refletem e constroem juntos novos pilares para uma escola de qualidade para todos e todas.

Após abertura, foi exibido um vídeo sobre motivação e trabalho em equipe.  E logo após, a secretária geral da respectiva escola, a professora Glícia Daves, apresentou os dados dos rendimentos escolares dos últimos três anos,  no tocante a aprovação, reprovação e evasão escolar.

Em seguida, a  coordenadora pedagógica Alexcí Fernandes exibiu, em slides, uma síntese das respostas dos alunos dadas ao questionário aplicado em sala de aula. 

Na realidade,  esse momento não poderia ficar sem que houvesse nenhuma discusão a respeito das respostas dadas pelos alunos. Por isso, a professora Amexsandra Fernandes teceu algumas considerações a respeito da escola que o aluno almeja ter, e  juntamente com os seguimentos presentes discutiram e refletiram sobre  o assunto em pauta.

Depois disso, a comunidade escolar presente foi dividida em grupos para responder as cinco dimensões pedagógicas. Um momento muito significativo para todos os seguimentos que compõem a escola. Pois houve discussões, reflexões e até surgestões para construir ações pedagógicas que culminem em resultados positivos para o processo de ensino apresendizagem de todos os alunos e alunas matriculados na devida escola. Por fim, os resultados foram apresentados,  e  no ensejo também foram escolhidos os participantes para intergrar a construção do plano de metas dessa instituição.

Assim, podemos dizer que o DIA D da AUTOAVALIAÇÃO da Escola Estadual Vicente de Fontes  foi realizado com uma boa participação de toda comunidade escolar e que os resultados foram bastantes significativos. Acreditamos que esse evento marca o ínicio de  relevantes mudanças no processo de ensino-aprendigazem deste estabelecimento de ensino público.





quinta-feira, 3 de maio de 2012

ESTUDANTES DE UMARIZAL SÃO HOMENAGEADOS PELA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO




Os três estudantes potiguares que participaram da Feira Internacional de Empreendedorismo Produtivo, Ciências e Cultura do Equador chegaram à Natal nesta segunda, 30, e trouxeram na bagagem muito mais que a experiência de participar de um evento internacional. Eles conquistaram o primeiro lugar geral entre os projetos por terem desenvolvido o seu próprio sistema de energia eólica. Como premiação, receberam troféu e U$ 1.500,00.

Jonas Medeiros, Marcondes Matheus e Flávia Kaliny cursam o 2º ano do Ensino Médio na Escola Estadual 11 de Agosto, de Umarizal. Eles viajaram para o Equador na última segunda, 24, ao lado do professor José Everton Pinheiro, com todos os custos da viagem assumidos pela Secretaria de Estado da Educação.

Na área de desembarque do aeroporto Augusto Severo, em Parnamirim, eles foram recepcionados por familiares e amigos de Umarizal. De lá, eles seguiram para o auditório da Secretaria de Estado da Educação, onde receberam uma homenagem da secretária Betânia Ramalho.

Entusiasta do projeto, a secretária de Estado da Educação, Betânia Ramalho, ficou feliz com a conquista. "O resultado alcançado por esses alunos nos dá a certeza de que estamos no caminho certo. Eles servem de exemplo para todos os estudantes da rede pública e o papel da secretaria é continuar investindo na iniciação científica para que novos talentos sejam revelados.", concluiu.

Quem também participou da solenidade foi a presidente da Fundação de Apoio a Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte, FAPERN, Bernadete Cordeiro. Na ocasião, ela anunciou a implantação de um programa do governo para implantação de 10 grupos de Ciências eTecnologia de Informação para o Ensino Médio no estado, em parceria com a Secretaria de Educação, para incentivar novos estudantes. O programa deve começar até o mês de agosto.

Os alunos de Umarizal já haviam participado de 13 a 15 de março, da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, Febrace, realizada na USP, em São Paulo. Lá eles foram selecionados pela Rede do Programa de Olimpíadas de Conhecimento para o evento no Equador, que ocorreu entre os dias 26 e 28 de abril. Nesta primeira edição, além do Brasil e Equador, foram apresentados projetos do Peru e Uruguai. Os projetos foram selecionados em função de sua pertinência ao foco do evento, ao rigor científico apresentado e pelo seu impacto social.

FONTE: SEEC/RN

PROFESSORES DA UERN DEFLAGRAM GREVE POR TEMPO INDETERMINADO




Os professores da UERN deflagraram greve por tempo indeterminado. A decisão, tomada em assembleia realizada nesta quinta-feira, deve-se ao não cumprimento do acordo firmado entre o Governo do Estado e a ADUERN em setembro do ano passado, por ocasião do fim da greve de 106 dias na Universidade.

Na assembleia, os professores tomaram conhecimento do resultado da reunião com a governadora Rosalba Ciarlini realizada na noite de quarta. Na ocasião, o governo reconheceu a legitimidade do acordo celebrado, mas disse não ser possível efetuar imediatamente o reajuste prometido em virtude da Lei de Responsabilidade Fiscal.

Na mesma reunião, o Governo comprometeu-se a encaminhar para a Assembleia Legislativa projeto de lei ajustando os salários dos professores e técnicos administrativos da UERN, condicionando, entretanto, o início do pagamento quando o Estado saísse do limite prudencial, ou seja, sem garantia nenhuma de efetividade. De forma a esclarecer quanto à operacionalização desse possível pagamento, o governo enviará para a ADUERN documento contendo as intenções anunciadas.

“Da forma como foi colocada a proposta do governo, sem nenhum prazo para o pagamento, ficava muito difícil a aceitação por parte da categoria, que decidiu manter um canal de diálogo aberto, mas com as atividades paralisadas”, explica o professor Flaubert Torquato, presidente da ADUERN.

FONTE: DN Online

terça-feira, 1 de maio de 2012

1º DE MAIO- DIA DO TRABALHO



Recados
                                        EEFV