sábado, 30 de julho de 2011

ESCOLA ESTADUAL VICENTE DE FONTES TEM SEU PRIMEIRO PROFESSOR MESTRE


O professor de Língua Inglesa da Escola Estadual Vicente de Fontes, José Rosamilton de Lima, defendeu às 9 horas da manhã, do dia 16 de junho de 2011, a sua dissertação de Mestrado intitulada: A CONSTRUÇÃO DO MITO BARACK OBAMA PELA MÍDIA: UMA ANÁLISE DE EDITORIAIS DO JORNAL THE NEW YORK TIMES.

A Banca Examinadora responsável pela avaliação da Defesa da Dissertação do trabalho final do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte foi presidida pelo Orientador, Professor Doutor Ivanaldo Oliveira dos Santos Filho (UERN), e contou com a participação dos Professores Doutores: Orlando Vian Júnior (UFRN), Examinador Externo, José Roberto Alves Barbosa (UERN), Examinador Interno, e João Bosco Figueiredo Gomes (UERN), Suplente.


A sessão da defesa para a obtenção do título de Mestre em Letras teve duas horas de duração e a Banca Examinadora aprovou a Dissertação de José Rosamilton de Lima atribuindo conceito A.  

                            

sexta-feira, 29 de julho de 2011

ABERTA INSCRIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA REDE PÚBLICA EM EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS






O professores/as da rede pública com interesse em discutir temáticas relacionadas à Educação para as Relações Étnicoraciais tem uma nova oportunidade para se inscrever na Formação em Relações Étnicorraciais na Escola. Até o dia 03 de agosto (Polo Universitário de Luís Gomes / PUAP – Avenida Senhora Santana, 17 / Luís Gomes – RN / Horário – tarde e noite / com Aldenice ou na Secretaria Municipal de Educação / Rua Cel. Francisco Germano, 141 / Luís Gomes – RN /Horário manhã e tarde / Com Zildamir ou Alex ), podem procurar as Coordenadorias dos Pólos UAB UFRN das cidades em que o curso ocorrerá e realizar a sua inscrição.

Os/as interessados/as devem seguir os seguintes procedimentos:


(1) preencher uma ficha de inscrição disponível no Pólo e obter o aval do/a diretor/a de sua Escola;
(2) enviar carta com breve justificativa para participação no curso;
(3) Cópia do RG, CPF e contracheque.


As inscrições são gratuitas e as vagas limitadas. Integrando a Rede de Educação para a Diversidade do Ministério da Educação (MEC), a Formação em Educação para as Relações Étnicorraciais será oferecida na modalidade semipresencial a partir de agosto deste ano para sete Pólos de Apoio Presencial do Programa Universidade Aberta (UAB) no Estado do RN: Grossos, Guamaré, Luís Gomes, Martins, Natal, Parnamirim e Caraúbas.

A formação em Educação para as Relações Étnicorraciais está prevista para iniciar em agosto e se entender até dezembro de 2011, totalizando 200 horas de carga horária. As aulas serão ministradas por meio de um Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA) por professores vinculados à UFRN, com formação nas áreas afins à temática do curso. Tutores presenciais e à distância integram a equipe pedagógica. Além das aulas online, haverá dois encontros presenciais, em que serão discutidas as temáticas do curso e realizadas oficinas que possibilitem aos professores-cursistas construir um novo olhar sobre a escola, desconstruindo preconceitos e complexificando o entendimento sobre a formação étnica brasileira (com ênfase nas populações afro-descentendes) e o chamado “racismo à brasileira” (suas origens e características).

         O curso será realizado por professores do departamento de Antropologia (DAN), em parceria com a Secretaria de Educação a Distância (SEDIS). São cinco os módulos da formação: (1) Legislação vigente sobre Escola e Diversidade Socio-cultural brasileira e uso das ferramentas digitais para educação à distância; (2) Introdução conceitual ao curso e história dos movimentos negros no Brasil; (3) O ensino de História da África em Debate; (4) História e Cultura Afro-brasileira; e (5) avaliação presencial do curso. Os conteúdos contemplarão criticamente conceitos fundamentais como os de raça e etnia e sua importância para o conhecimento do mundo social brasileiro.

Para maiores informações:

Prof. Miguel
(84) 9623 3157

FONTE: POLO UNIVERSITÁRIO DE LUIS GOMES_PUAP

segunda-feira, 25 de julho de 2011

TERCEIRA CHAMADA DO PROUNI ACONTECE NA PRÓXIMA QUINTA-FEIRA, 28






O resultado da terceira chamada do Programa Universidade para Todos (Prouni), inicialmente previsto para esta segunda-feira, 25, será divulgado na próxima quinta-feira, 28.

A prorrogação no calendário ocorre a pedido das instituições de ensino superior que solicitaram maior prazo para o lançamento das bolsas concedidas aos candidatos pré-selecionados na segunda chamada.

A partir desta quinta-feira, 28, os estudantes inscritos poderão verificar se foram pré-selecionados na
página eletrônica do programa. O novo prazo para comprovação da documentação e realização da matrícula nas instituições de ensino termina em 3 de agosto.
Consulte o cronograma atualizado.


Fonte:
ASSESSORIA DE IMPRENSA DA SESU

INSCRIÇÕES PARA VESTIBULAR DA UFRN COMEÇAM HOJE

As inscrições para o vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte já podem ser feitas a partir de hoje (25/07) e se estendem até às 23h59min do dia 28 de agosto. A inscrição é feita exclusivamente via Internet no valor de R$ 110,00 (cento e dez reais) para os candidatos pagantes.

Segundo o professor de Línguas Estrangeiras do Lógico Cursos Aliados, Frederico Lima, o aluno deve se inscrever o quanto antes. "Fazer sua inscrição o mais rápido possível evita transtornos como o congestionamento do site nos últimos dias, o esquecimento e deixa o aluno mais tranquilo", orienta.

Para inscrever-se o aluno deve acessar o
site da Comperve, no qual estarão disponíveis o Edital do Vestibular 2012 e o Formulário de Inscrição; preencher integralmente o Formulário de Inscrição de acordo com as instruções constantes nele; imprimir a Guia de Recolhimento da União (GRU), no caso de candidato pagante e o Comprovante de Inscrição, no caso de candidato isento e efetuar o pagamento da taxa de inscrição até o dia 29 de agosto de 2011, no local indicado na GRU.

Para efeito de inscrição, são considerados documentos de identificação: carteiras expedidas pelas Secretarias de Segurança Pública, pelos Comandos Militares, pelos Institutos de Identificação, pelos Corpos de Bombeiros Militares e por órgãos fiscalizadores (ordens, conselhos; Passaporte; Certificado de Reservista; Carteira de Trabalho e Previdência Social; Carteira Nacional de Habilitação, contendo foto e Carteiras funcionais do Ministério Público ou expedidas por órgão público que, por lei federal, tenham validade como identidade.

Tempo hábil

E para quem ainda não abriu os livros este ano, mas pretende prestar vestibular, o professor Frederico diz que ainda dá tempo de correr atrás do prejuízo. "Estamos na reta final. Para quem já vem estudando a dica é manter seu horário de estudo e analisar onde estão suas maiores dificuldades para reforçar a matéria. Para quem ainda não estudou, dá recuperar o tempo perdido com muitas horas de estudo e entrar nas turmas que começam em julho, além de fazer as revisões que começam em setembro no Lógico", aconselha.
FONTE: TRIBUNA DO NORTE_RN

sexta-feira, 22 de julho de 2011

EMATER-RN SELECIONARÁ MONITORES PARA ESCOLAS DE INCLUSÃO DIGITAL E CIDADANIA


A Emater-RN publicou no Diário Oficial do Estado o edital para a seleção de monitores das Escolas de Inclusão Digital e Cidadania (EIDC). Ao todo serescolhidos 202 educadores para atuarem em 101 Escolas de Inclusão Digital, distribuídas pelas 10 regionais da Emater no Rio Grande do Norte (Mossoró, Caicó, Currais Novos, Assu, Pau dos Ferros, Umarizal, João Câmara, Santa Cruz, São Paulo do Potengi e São José de Mipibu).

Os interessados podem acessar a ficha de inscrição pelo site www.emater.rn.gov.br ou pelo link: servicos.emater.rn.gov.br/eidc/selecao  e encaminhá-la, junto com o currículo, para o e-mail emater@rn.gov.br ou apresentá-la de forma presencial no Escritório Central da Emater, no Centro Administrativo do Estado em Natal, na Coordenação do Projeto das Escolas de Inclusão Digital, até o dia 27 de julho de 2011.

A seleção acontecerá nos Escritórios Regionais da Emater em datas distintas: João Câmara (9 de agosto), Currais Novos (10 e 11 de agosto), São José de Mipibu (16 de agosto), Santa Cruz (17 e 18 de agosto), Mossoró (23 de agosto), Umarizal (24 de agosto), Pau dos Ferros (25 de agosto), Caicó (30 e 31 de agosto), Assu (1º de setembro) e São Paulo do Potengi (8 e 9 de setembro). Os candidatos devem ter 2º grau completo e cursos na área de informática, devidamente comprovados. Além da análise de currículo, eles serão avaliados pela experiência profissional e passarão por uma entrevista.


O resultado será divulgado no dia 15 de setembro de 2011 no Diário Oficial do Estado, com a lista dos escolhidos e os respectivos municípios onde atuarão.


Os monitores selecionados terão contratos regidos pela Lei de Prestação do Serviço Voluntariado, de nº 9.608/98, com duração de 12 meses, podendo ser renovados por igual período. Eles receberão bolsa de R$ 400,00 mensais e deverão cumprir carga horária de cinco horas diárias, de segunda a sábado.


A capacitação dos escolhidos acontecerá durante uma semana, em regime de imersão (tempo integral), no Centro de Treinamento da Emater (Centern), em São José de Mipibu. As despesas de estadia serão custeadas pelo órgão, mas o deslocamento de ida e volta ficará sob responsabilidade do selecionado. A data do treinamento será divulgada posteriormente. Outras informações no 3232-3732.



FONTE: SITE DO GOVERNO DO ESTADO DO RN

GREVE NA EDUCAÇÃO: ESCOLAS SERÃO RESPONSÁVEIS POR REPOR DIAS PERDIDOS




A secretária-adjunta da Educação, Adriana Diniz, realizou no fim da manhã desta quinta-feira (21) uma coletiva de imprensa no prédio da Secretaria de Estado de Educação e Cultura onde ela explicou como será feita a reposição das aulas pelos professores que estiveram em greve.

Adriana Diniz informou que durante o período da greve apenas 24 escolas paralisaram totalmente suas atividades e 50 tiveram a paralização parcial de suas atividades e que a reposição das aulas será coordenada por cada escola, porém os dias letivos serão cumpridos.

“Cada escola ficará responsável por monitorar sua reposição. Para as escolas que paralisaram parcialmente suas atividades foi sugerida a criação do sexto horário e para as que interromperam totalmente suas atividades serão necessárias às aulas no sábado e possivelmente teremos aula em todo mês de janeiro do ano que vem”, explica a secretária.

A adjunta da Educação também informou que durante todo o processo o dialogo foi mantido com os grevistas e que a questão de decretar a ilegalidade da greve foi uma emergência, pois visto que as negociações estavam emperradas. “Não nos restou opção se não decretar a ilegalidade, pois vimos que as negociações estavam sem evolução e o ano letivo estava comprometido”.

Para tentar melhorar o setor de educação do Estado, o Governo não irá cortar ponto dos grevistas e a Secretaria vai abrir concurso público para preencher 3.500 vagas para professores e suporte pedagógico, mas o edital ainda está em processo de elaboração.

A questão salarial também foi alvo de comentário pelo Governo que alegou que o valor dos salários será revisto anualmente, pois de acordo com Adriana Diniz, uma nova base de cálculo está sobre votação no Senado e a revisão anual será feita após esta definição.

 FONTE:  NO MINUTO

quinta-feira, 21 de julho de 2011

PROFESSORA DÁ AULA EXPERIMENTAL DE QUÍMICA NA ESCOLA ESTADUAL VICENTE DE FONTES


A professora Lyz Helena ministrou aulas experimentais de Química, neste dia 16 de julho, com os alunos das 2ª Séries, do turno noturno, do Ensino Médio da Escola Estadual Vicente de Fontes.

No ensejo foram trabalhados os conteúdos: Normas de Segurança, Vidraçaria e equipamentos, Simbologia e sinais associados aos riscos que se deve ter no laboratório de Química.

Além disso, foram realizadas algumas experiências, como: A escrita mágica, a fabricação de saneante(desinfetante), a identificação da gasolina adulterada, entre outras.

Conforme a professora Lyz Helena, as aulas experimentais de Química são realizadas a fim de que os alunos compreendam melhor os conteúdos teóricos trabalhados em sala de aula, pois, a partir da prática experimental, o aprendiz conseguirá assimilar muito bem o que é visto na teoria. E isso é muito importante na aprendizagem dos alunos.









A GREVE DA EDUCAÇÃO ESTADUAL CHEGA AO FIM




Ontem,(20), chegou o fim da mais longa greve dos professores no Rio Grande do Norte. Depois de quase 80 dias de paralisação e uma última rodada de negociações com o Governo do Estado - ocorrida na tarde de ontem - os professores votaram em assembleia e decidiram encerrar o movimento, mesmo sem conseguir as reivindicações propostas. Uma das coordenadoras do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Rio Grande do Norte (Sinte-RN), Fátima Cardoso, defendeu a volta dos professores à sala de aula, a partir de hoje, em virtude do cerco imposto pelo Poder Judiciário: "Não sou irresponsável a ponto de  fechar o nosso sindicato".


Fátima Cardoso disse que o  Sinte já tem uma dívida de R$ 70 mil, por não ter atendido a determinação do Tribunal de Justiça que reconheceu, desde semana passada, como ilegal a paralisação do magistério. A diretora também disse que "o Sinte não ia radicalizar e ir para uma queda de braço como queria o governo", a fim de não prejudicar os professores e nem o sindicato. Durante a assembléia, o advogado do Sinte, Carlos Gondim, explicou que, mesmo faltando o julgamento do recurso à decisão do TJ, pedindo o efeito suspensivo, a sentença judicial ia ser aplicada.

Os professores votaram pela suspensão da greve depois de uma rodada de negociação com o governo, ocorrida à tarde no gabinete da secretária de Educação, Betânia Ramalho. Financeiramente não houve avanço nenhum na reunião de ontem por parte do  governo, que manteve o escalonamento do reajuste salarial de 34% entre setembro e dezembro deste ano e a garantia da implementação dos 21,7% previstos para aumento do piso salarial nacional em janeiro de 2012.

A novidade apresentada pelo Governo do Estado foi o compromisso de negociar, tão logo se encerrasse a greve, a revisão do plano de carreira do magistério, que encontra-se engavetado no Gabinete Civil. Para isso, o governo comprometeu-se a criar um Fórum Permanente para tratar das demandas dos professores, segundo determinação da própria governadora Rosalba Ciarlini. "Cumpriremos a lei do piso nacional daqui pra frente. Mas, para garantir isso precisamos revisar o plano de cargos", disse a secretária-adjunta da Educação, Adriana Diniz.

O secretário estadual da Administração e dos Recursos Humanos, Anselmo Carvalho, participou da reunião e disse que a meta do Governo é estabelecer um consenso através do diálogo: "Continuamos negociando e no documento apresentado hoje garantimos a revisão do plano de cargos juntamente com uma comissão de representantes dos professores, estabelecendo inclusive, um cronograma. Faremos isso tão logo a greve seja encerrada".

sexta-feira, 15 de julho de 2011

COMEÇA A IMPLANTAÇÃO DOS SERVIDORES DA ADMINISTRAÇÃO DIRETA DO RN



Teve inicio na manhã desta sexta-feira (15), a implantação no contracheque do mês de julho os 30% do PCCR dos servidores da administração direta do estado.

Os membros da Comissão de Enquadramento e Acompanhamento do PCCR da Administração Direta do Estado estão trabalhando na implantação do PCCR.

Para Janeayre Souto, diretora de Organização do SINTE, são 7.800 servidores que faltam implantar os efeitos financeiros do PCCR no seu contracheque.

A comissão está trabalhando em regime de mutirão para que se garanta o maior número de servidores implantados agora no mês de julho, agora é necessário informar que a comissão só tem até a próxima quarta-feira (20), para realiza essas implantações já que a folha de pagamento fecha dia 20.

Nós conseguimos em um diálogo com a SEARH que os servidores que não receberem essa implantação agora no mês de julho, terão a implantação paga no mês de agosto com os efeitos financeiros retroativos ao mês de julho.

Essa implantação será para todos os 7.800 servidores que ainda não tiveram implantados no seu contracheque o equivalente aos 30% do PCCR, e essa implantação será para todos os servidores ativos e aposentados.

Informamos ainda que a comissão trabalhará neste sábado (16), das 9 ás 17 horas, para implantar o maior número de servidores na folha do mês de julho.


 

FONTE:BLOG DE JANEAYRE SOUTO

quinta-feira, 14 de julho de 2011

TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO DELIBERAM PELA MANUTENÇÃO DA GREVE





Reunido em assembleia na manhã desta quinta-feira (14), cerca de 1.300 trabalhadores em educação da rede estadual de ensino reafirmaram a manutenção do movimento paredista.

No início da assembleia contamos com a participação da assessoria jurídica do sindicato que esclareceu a categoria a cerca dos desdobramentos da votação do pleno do TJRN sobre a greve da rede estadual de ensino.

De acordo com Janeayre Souto, diretora de Organização do SINTE, essa foi uma das maiores assembleias que já realizamos. A votação da continuidade da greve foi muito emocionante até por que não tivemos nenhum voto contrario.

A judiciliazação da greve por parte do governo do estado só serviu para que a categoria se revoltasse e assim deliberasse pela continuidade da greve. O maior absurdo que vi foi quando li na imprensa escrita do nosso estado a Secretária Betânia Leite Ramalho apresentando um calendário de reposição de aulas, como se a nossa greve fosse acabar por um decreto. A Secretaria Betânia Ramalho tem que respeitar os trabalhadores em educação, nós não somos capachos dela, desabafa a dirigente do SINTE.

Com a reafirmação da continuidade da greve os trabalhadores em educação dão uma aula de cidadania.

Leia agora as deliberações da assembleia:


•    Continuidade da Greve;
•    Próxima assembleia segunda-feira (18), às 14h30, na E. E. Winston Churchil;
•    A partir dessa assembleia fica deliberado o estado permanente de assembleia;
•    Reunião do comando de greve sexta-feira (15), às 14 horas no SINTE;
•    Visita a E. E. Almirante Tamandaré, em Extremoz, para verificação da denuncia de substituição de uma professora por motivo da greve;
•    Veiculação de uma nota na TV, explicando a população os motivos da continuidade da greve dos trabalhadores em educação;
•    Realizar ato público em frente à governadoria terça-feira (19), a partir das 8h30. Toda a categoria deverá participar desse ato público.
FONTE: BLOG DE JANEAYRE SOUTO

quarta-feira, 13 de julho de 2011

UFRN DIVULGA LISTA DE ISENTOS DE TAXA DO VESTIBULAR 2012







A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) divulgou nesta terça-feira (12) a lista de candidatos beneficiados com a isenção da taxa de inscrição do Vestibular 2012.

Confira a lista no site http://www.comperve.ufrn.br

O pedido de isenção é permitido somente aos alunos que tenham cursado, com aprovação, o 2º ciclo do ensino fundamental (6º ao 9º anos) e os dois primeiros anos do ensino médio em escolas públicas ou credenciadas no Conselho Nacional da Assistência Social e/ou Estadual e Municipal como filantrópicas, e que tenham cursado ou estejam cursando o último ano do ensino médio nas mesmas escolas citadas anteriormente.

Datas

As inscrições para o Vestibular 2012 da UFRN serão aceitas entre os dias 25 de julho e 28 de agosto, e deverão ser efetuadas pelo site www.comperve.ufrn.br. A taxa de inscrição será de R$ 110.


FONTE: DIARIODENATAL.COM.BR

segunda-feira, 11 de julho de 2011

A ESCOLA ESTADUAL VICENTE DE FONTES ESTÁ DE LUTO PELA MORTE DA ALUNA MÁRCIA DE FREITAS

                                                                            FOTO: nossajosedapenha


É com profunda tristeza que anunciamos o falecimento da estudante Márcia Tcherolly Laurentino de Freitas,(23),ocorrido hoje (11), em Natal-RN, vítima de parada cardíaca. Ela era aluna regularmente matriculada  na 2ª série do Ensino Médio,do turno vespertino, deste estabelecimento de ensino público; e residia na Vila Major Felipe- RN. Filha de Valcilene Laurentino da Costa e de Valdecir Alves de Freitas, mais conhecido como Dudu de Oliveira(já falecido). 

Diante desse triste fato, a  direção da Escola Estadual "Vicente de Fontes" decreta feriado por dois dias, a contar de hoje, 11 de julho de 2011 e luto oficial por três dias.

 Os nossos sinceros votos de pêsames à família ilutada.

Direção, professores, funcionários e alunos

sexta-feira, 8 de julho de 2011


A direção da Escola Estadual Vicente de Fontes comunica aos alunos que hoje, sexta-feira (8), haverá aula normal nos turnos vespertino e noturno.

Agradece a Direção

terça-feira, 5 de julho de 2011

A ESCOLA ESTADUAL VICENTE DE FONTES ESTÁ DE LUTO PELA MORTE DO EX-PREFEITO JORGE DÓLAR

                                                

Nós que fazemos a  Escola Estadual Vicente de Fontes estamos consternados com o  falecimento do  ex-prefeito Jorge Dólar.

As nossas condolências à familia ilutada.

Direção, professores, funcionários e alunos.


sábado, 2 de julho de 2011

ESCOLA ESTADUAL VICENTE DE FONTES REALIZA O SÃO PEDRO COM OS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL I


Nesta manhã de sexta-feira (01), a Escola Estadual Vicente de Fontes realizou o São Pedro com os alunos do Ensino Fundamental I. 

A festa foi bastante animada, pois ocorreu a escolha da rainha do milho 2011, o concurso de forró e a apresentação de quadrilha. Logo após, foi destribuido um lanche, recheado de comidas típicas, doado pelas mães dos alunos.