segunda-feira, 27 de junho de 2011

SAI O RESULTADO DA 1ª CHAMADA DO PROUNI -MATRÍCULA VAI ATÉ O DIA 6 DE JULHO




Está liberado para consulta, pela internet, o resultado da primeira chamada do Programa Universidade para Todos (ProUni). Os candidatos pré-selecionados nesta fase têm prazo até 6 de julho para apresentar a documentação e fazer a matrícula nas instituições particulares de educação superior indicadas na inscrição.

A segunda chamada está prevista para 12 de julho, com prazo de apresentação dos documentos e matrícula até 19 de julho. A terceira e última chamada será publicada em 25 de julho, com prazo até 29 de julho para a matrícula.

Ao fim das três chamadas, os candidatos excluídos da pré-seleção ou pré-selecionados em cursos sem formação de turma podem manifestar interesse em entrar na lista de espera. O prazo para manifestação de interesse vai de 6 a 8 de agosto. A lista será usada pelas instituições de ensino participantes do programa para a oferta das bolsas ainda existentes.

Criado em 2004, o ProUni oferece a estudantes de baixa renda bolsas de estudos em instituições de educação superior particulares em cursos de graduação e sequenciais de formação específica.

Recorde — Em cinco dias, o ProUni registrou a inscrição de 460.745 candidatos a 92.107 bolsas de estudos para o segundo semestre deste ano. O
total de inscritos superou a marca do processo do segundo semestre de 2009, de 380.935 candidatos.
O maior número de inscritos foi registrado em Minas Gerais, com 68.346 candidatos. Em seguida, São Paulo (67.534) e Bahia (32.166).

Os candidatos devem consultar o  resultado na página eletônica do programa  
http://siteprouni.mec.gov.br/
 
O processo seletivo do ProUni referente ao segundo semestre deste ano foi regulamentado pela
Portaria Normativa nº 14, do MEC, publicada no Diário Oficial da União do dia 17 último, seção 1, página 21.

FONTE: PORTAL DO MEC

domingo, 26 de junho de 2011

UFRN PUBLICA EDITAL DO VESTIBULAR 2012



A Comissão Permanente de Vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte publicou, nesta sexta-feira (24), o edital do Vestibular 2012. O processo seletivo oferecerá 6.209 vagas no Vestibular 2012. As inscrições serão realizadas, via internet, no período de 25 de julho a 28 de agosto de 2011.

Alguns cursos tradicionais tiveram acréscimos de vagas, como Direito que passou de 180 para 200 vagas; Administração também terá 200 vagas neste vestibular assim como Turismo. Já Medicina permaneceu com 100 vagas a serem disputadas.






sexta-feira, 17 de junho de 2011

INSCRIÇÕES PARA O PROCESSO SELETIVO DO PROUNI COMEÇAM SEGUNDA-FEIRA(20)




O Diário Oficial da União publicou hoje (17) portaria do Ministério da Educação que regulamenta o processo seletivo para a concessão de bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni) referente ao segundo semestre de 2011.

O prazo começa na próxima segunda-feira (20) e termina às 23h59 do dia 24 de junho, observado o horário oficial de Brasília.

As inscrições para participação no processo seletivo serão feitas em uma etapa, exclusivamente pela internet, por meio do portal do ProUni: prouniportal.mec.gov.br/.

O prazo começa na próxima segunda-feira (20) e termina às 23h59 do dia 24 de junho, observado o horário oficial de Brasília.
O processo seletivo terá três chamadas sucessivas. A lista dos candidatos pré-selecionados estará disponível no site do ProUni. O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 27 de junho. Os da segunda e da terceira estão previstos para os dias 12 e 25 de julho, respectivamente.

Quem não for pré-selecionado em uma das três chamadas do ProUni pode participar de lista de espera. O candidato deverá manifestar o interesse por meio do site do programa no período de 6 a 8 de agosto. A lista de espera estará disponível para consulta pelas instituições de ensino superior a partir de 11 de agosto.

Para concorrer a uma bolsa do ProUni, o estudante precisa ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou em estabelecimento privado com bolsa integral, além de atender a alguns critérios de renda. As bolsas integrais são destinadas a alunos com renda familiar mensal per capita até 1,5 salário mínimo e as parciais, para candidatos com renda familiar mensal per capita até três salários mínimos.

Fonte: Agência Brasil



 A DIREÇÃO DA ESCOLA ESTADUAL VICENTE DE FONTES COMUNICA A TODOS ALUNOS MATRICULADOS NESTE ESTABELECIMENTO DE ENSINO PÚBLICO  QUE AS AULAS SERÃO REINICIADAS NESTA SEGUNDA-FEIRA (20).

AGRADECE A  DIREÇÃO

terça-feira, 14 de junho de 2011

PROFESSORES DO RN NÃO ACEITAM PROPOSTAS DO GOVERNO E MANTÊM GREVE



Insatisfeitos com as propostas apresentadas pelo Governo do Estado, os professores estaduais decidiram na tarde desta terça-feira (14), durante assembleia geral, manter a greve da categoria, que já se arrasta desde o dia 2 de maio.

Os trabalhadores reivindicam que o Piso Nacional seja pago de uma vez, diferente do que ofereceu a Secretaria Estadual de Educação e Cultura (Seec).

De acordo com a proposta do governo, o Piso Nacional seria pago imediatamente e nenhum profissional do magistério receberia menos de R$ 890 por uma jornada semanal de trabalho de 30 horas.

O escalonamento do Piso Nacional no atual Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) seria parcelado em quatro vezes, a começar no mês de setembro e concluído em dezembro.

Além disso, o executivo prometeu pagar a partir de junho o reajuste de 30% do PCCR aprovado em 2010 para os funcionários da Educação.

A categoria não concorda com o parcelamento do Piso e quer o recebimento do reajuste retroativo à data da aprovação da medida pelo Governo Federal, em abril deste ano.

Na pauta da assembleia também foi discutida a possibilidade de ocupação do prédio da Assembleia Legislativa, como forma de pressionar governo e deputados acerca da situação dos professores estaduais.

Ao término da reunião, os trabalhadores seguiram em passeata rumo à Câmara Municipal de Natal, com o objetivo de apoiar o movimento contrário à prefeita Micarla de Sousa, que já ocupa a sede do legislativo municipal há sete dias.

FONTE: TRIBUNA DO NORTE ONLINE

GOVERNO TEM NOVA PROPOSTA PARA PROFESSORES E PROPÕE FIM DA GREVE E O RETORNO IMEDIATO AO ANO LETIVO

O Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Educação e Cultura, fez uma nova proposta ao SINTE-RN, para ser apresentada na Assembleia da categoria que será realizada na tarde desta terça-feira (14). No documento, o Governo

1) Reitera a proposta já apresentada, em que se assegura, de imediato, a implantação do Piso Salarial Nacional do Magistério e o aumento real de 34% no vencimento de todos os profissionais do Magistério da ativa e também dos inativos, de forma progressiva e negociada, em quatro parcelas.

2) Temas como pagamento de contratos temporários, estagiários, aposentadorias, horas suplementares e concurso público estão sendo equacionados pela Secretaria de Educação e Cultura.

3) Sobre o pleito da categoria em relação aos demais profissionais da educação que participam do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração dos Órgãos da Administração Direta do Poder Executivo, LEI COMPLEMENTAR Nº 432, DE 1º DE JULHO DE 2010, o Governo informa que será viabilizada a implementação dos 30% referentes à primeira parcela, para os profissionais da educação não contemplados. O procedimento já foi iniciado para pagamento a partir do corrente mês de junho. Para tanto, a SEARH estará realizando uma força tarefa para cumprir tal objetivo.

4) Também no mês de junho será pago 40% do 13º salário, referente à primeira parcela.

Assinam a proposta Betania Leite Ramalho, Secretária de Estado da Educação, Paulo de Tarso P. Fernandes Secretário-Chefe do gabinete civil da governadora, José Anselmo de Carvalho Júnior e Secretário de Estado da Administração e dos Recursos Humanos.

Segundo Betânia Ramalho, Secretária de Estado da Educação, a expectativa é pelo fim do longo e desgastante processo de greve cujo prejuízo irreparável é sentido por todos, especialmente pelos alunos e alunas da rede estadual de ensino.

Ela reitera, ainda, a realização, no decorrer do ano letivo 2011, de um Censo dos Profissionais da Educação, como condição para viabilizar uma nova forma de gestão de pessoal. A SEEC fará cumprir, de imediato, um plano de reposição de aulas.

FONTE: SITE DO GOVERNO DO RN

segunda-feira, 13 de junho de 2011

GOVERNO PAGARÁ O PCCR AOS SERVIDORES DA ADMINISTRAÇÃO DIRETA


Na audiência ocorrida entre a SEEC e a direção do SINTE, na tarde desta segunda-feira (13), Betânia Leite Ramalho informou que o governo implantará no contracheque dos 4.164 servidores da administração direta o equivalente aos 30% referente ao pagamento da 1ª parcela do PCCR da administração direta do estado.

De acordo com Janeayre Souto, diretora de organização do SINTE, esse é sem dúvida um dos maiores avanços da greve dos trabalhadores em educação.

FONTE: BLOG DE JaneayreSouto





quinta-feira, 9 de junho de 2011

PUAP REALIZA INSCRIÇÃO PRESENCIAL PARA O CURSO DE APERFEIÇOAMENTO GÊNERO E DIVERSIDADE NA ESCOLA


FONTE: PÓLO UNIVERSITÁRIO DE LUÍS GOMES-PUAP

INSCRIÇÕES PARA O SISU DO SEGUNDO SEMESTRE DE 2011 SERÃO REALIZADAS ENTRE 15 E 19 DE JUNHO


As inscrições para o Sisu (Sistema de Seleção Unificada) do segundo semestre de 2011 serão realizadas entre os dias 15 e 19 de junho, exclusivamente pela internet, no site http://www.sisu.mec.gov.br/.  As informações fora publicadas no Diário Oficial desta quinta-feira (9).


Segundo o MEC (Ministério da Educação), serão ofertadas 26.336 vagas em 19 universidades federais, 23 institutos federais, dois centros federais de educação tecnológica e quatro universidades estaduais.


O número supera em 59% a oferta de vagas do mesmo período do ano passado, que teve a adesão de 35 instituições, com um total de 16 mil vagas.

O horário para inscrição em todos os dias será das 6h às 23h59 (horário de Brasília). As inscrições são gratuitas. Para participar do processo, é obrigatório ter feito as provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2010.


VEJA AQUI O EDITAL DO SISU DO SEGUNDO SEMESTRE DE 2011 http://download.uol.com.br/educação/edital/sisu_20112.pdf  

RESULTADOS
 
A primeira chamada está prevista para o dia 22 de junho e a matrícula nas instituições de ensino será realizada nos dias 27 e 28 do mesmo mês. A segunda chamada deve acontecer em 2 de julho, com matrícula nos dias 5 e 6 do mesmo mês. O horário e os procedimentos para matrícula deverão ser consultados em cada instituição de ensino.

Entre os dias 2 e 7 de julho, os candidatos que não foram convocados para o curso escolhido como primeira opção poderão manifestar interesse na lista de espera, somente para o curso que foi escolhido como primeira opção.

FONTE:UOL EDUCAÇÃO





GAROTA DE 16 ANOS GANHA O DIREITO DE CURSAR MEDICINA SEM TERMINAR ENSINO MÉDIO




Aos 16 anos e ainda sem completar o ensino médio, Isabel Tolentino ocupa uma das carteiras do curso de medicina da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), em Campo Grande (MS), onde nasceu e mora.
Ela ingressou no curso por meio do Enem (Exame Nacional de Ensino Médio). Aos 15 anos de idade, ela já podia ter ingressado no curso de engenharia de produção na Universidade Federal de Pelotas (RS). “Não quis isso porque estava no primeiro ano do ensino médio e não havia definido “se gostava ou não do curso”, diz Isabel.

Isabel teve de recorrer à Justiça para garantir seu ingresso na universidade. Até duas semanas atrás, ela frequentava medicina e o ensino médio ao mesmo tempo. Agora, com uma permissão concedida pelo desembargador Joenildo de Souza Chaves, do TJ-MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), a garota pode continuar os estudos só no ensino superior.

Segundo o desembargador, a limitação de idade para cursar a faculdade refere-se apenas à “capacidade intelectual da pessoa”. Os impedimentos deixariam de existir por Isabel ter provado seus conhecimentos no Enem.

Filha única de um advogado e veterinário com uma psicóloga, Isabel diz que conseguiu a vaga por ter “estudado mais que os colegas” no ano passado. “Cursava o 2º ano durante o dia, mas à noite frequentava um curso preparatório para o Enem. Agora, com a decisão, estou aliviada e estudando menos.”

Isabel acha que as escolas devem preocupar-se mais com o Enem. “O ensino médio se preocupa em questões específicas, já o Enem é mais amplo. Tanto que só passei porque fiz um cursinho para o Enem”, diz.

A decisão de cursar medicina veio logo que entrou no ensino médio. “Sempre gostei de biologia e de matemática”. Ela pretende se especializar em genética médica ou em neurologia. Até que isso ocorra, serão necessários mais oito anos – seis do curso de gradução mais dois de especialização. Ou seja, aos 22 anos já poderá atuar como médica.

Isabel gosta de ir a shows, ao cinema e ao shopping nos fins de semana. “Sou normal”, brinca. Durante o ensino básico, sua nota mais baixa foi um oito em educação artística, disciplina da qual “não gosta muito”.

Já como estudante de medicina, ela já enfrentou sua primeira prova. “Tirei dez”, diz sorrindo a adolescente.


FONTE: UOL EDUCAÇÃO

quarta-feira, 8 de junho de 2011

MEC PRORROGA PRAZO PARA INSCRIÇÃO NOS CURSOS DE FORMAÇÃO CONTINUADA




Professoras/Professores,


O Ministério da Educação prorrogou o prazo para inscrição nos cursos de formação continuada (2º/2011).

Agora o novo prazo final para indicação dos professores pelas escolas para cursos de extensão e aperfeiçoamento na Plataforma Freire é 10/06/2011. Assim, as escolas poderão continuar a indicar professores para estes cursos até 23:59 desta sexta-feira.

Os professores, por sua vez, têm até domingo, dia 12/06/2011, para confirmar ou não a indicação feita pelo diretor de sua escola. Sem esta confirmação pelo professor sua pré-matrícula ficará sem efeito. Realizar esta confirmação é muito fácil! Basta acessar a Plataforma Freire com seu CPF e sua senha, clicar no link “acompanhe sua inscrição” e depois em “Aceitar indicação no curso de formação continuada”. Pronto, você confirmou sua indicação!

Informamos também que o período de inscrição para os cursos de especialização mudou para 13/06/2011 até 19/06/2011. A pré-inscrição nos cursos de especialização é feito diretamente pelo professor a partir do dia 13/06/2011.

Reafirmamos também que os professores indicados pela escola para cursos de aperfeiçoamento ou de extensão não poderão se pré-inscrever em cursos de especialização, mesmo que não confirmem interesse em realizar o curso de extensão e aperfeiçoamento para o qual foi indicado.

Dúvidas poderão ser encaminhadas por meio do telefone 0800 616161, opção 7, ou por meio do “Fale Conosco” no próprio site da Plataforma Freire. http://freire.mec.gov.br/index-static

Brasília, 06 de junho de 2011.
Secretaria de Educação Básica

FONTE: PORTAL DO MEC

terça-feira, 7 de junho de 2011

ASSESSORES DOS DEPUTADOS DO RN CUSTARÃO R$ 1,9 MILHÃO/MÊS


Passa a ser de R$ 25,6 milhões o gasto anual da Assembleia Legislativa com os cargos comissionados dos 24 gabinetes dos deputados estaduais.


A lei promulgada esta semana pelo presidente da Casa, Ricardo Motta (PMN), contempla cada gabinete com três novos auxiliares. As despesas com assessores de cada deputado vai para R$ 82,2 mil mensais.

A Assembleia fica com 288 cargos nos 24 gabinetes, que exigem dos cofres públicos um custo mensal de R$ 1,9 milhão. O presidente da Casa dispõe ainda do dobro de auxiliares dos demais colegas.

 

De acordo com informações da própria AL, o aumento mensal nas despesas com folha de pessoal (incluindo-se ativos, inativos, pensionistas e comissionados) é de R$ 700 mil/mês.


Um deputado estadual conta agora com 12 auxiliares, distribuídos da seguinte forma:
  • agente administrativo parlamentar (salário de R$ 3.656,7);
  • assessor chefe de gabinete (R$ 13.326,16);
  • assessor técnico de gabinete (R$ 8.918,70);
  • assessor especial parlamentar (R$ 8.918,70);
  • assessor técnico parlamentar (R$ 8.918,70);
  • assessor político (R$ 6.636,16);
  • assistente técnico de comunicação (R$ 6.636,16);
  •  secretário de gabinete parlamentar (R$ 6.923,75);
  • motorista de gabinete parlamentar (salário de R$ 3.656,75); e
  • técnico de processamento de dados parlamentar (R$ 4.304,17).

As leis promulgadas esta semana contemplam ainda os salários do quadro de servidores efetivos. Com os reajustes, os servidores passam a ter remunerações que variam de R$ 830,00 a 2.128,78 (nível fundamental); 1.790,00 a 4.591,00 (médio); e 2.630,00 a R$ 6.745,43 (superior).

 Isso referente ao salário base, sem contar vantagens acumuladas por cada servidor. As despesas resultantes da execução da lei ficarão sob a responsabilidade da própria Assembleia Legislativa.


Ricardo Motta teve que promulgar as leis aprovadas em abril deste ano porque a governadora Rosalba Ciarlini (DEM) optou por não sancioná-la. O Legislativo estadual não ultrapassou, até agora, os limites da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Estrutura não mudava há 22 anos, diz assessoria


Quando os projetos para reestruturar os cargos comissionados da Assembleia Legislativa foram votados, em abril, a TRIBUNA DO NORTE entrou em contato com a assessoria, que prestou as seguintes explicações: "A readequação salarial ocorreu dentro de uma política de valorização do servidor efetivo, bem como da aplicação do Plano de Cargos, Carreira e Salários, cuja previsão legal é de progressão funcional a cada dois anos.

Ainda segundo a justificativa da AL, a estrutura dos gabinetes parlamentares em funcionamento é a mesma desde 1989. "Em 22 anos, as atribuições e atividades desenvolvidas pelo legislativo avançaram. Só para se ter uma ideia da demanda, a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte é a que realiza o maior número de audiências públicas no Brasil", destacou.

 A nota afirmou ainda que durante todo o período a única alteração na estrutura dos gabinetes da Casa se deu com a criação de um cargo de agente administrativo parlamentar. "Em relação à folha de pessoal (ativos, inativos, pensionistas e comissionados, incluindo encargos sociais, décimo terceiro e terço de férias), atualmente de R$ 12,2 milhões por mês, haverá um incremento mensal de R$ 700 mil".

 FONTE: TRIBUNA DO NORTE ONLINE





















































sexta-feira, 3 de junho de 2011

PROFESSORES DO RN REJEITAM A PROPOSTA DO GOVERNO E RESOLVEM CONTINUAR A GREVE


Os professores rejeitaram a proposta apresentada pelo Governo do Estado e, em assembleia realizada na tarde desta sexta-feira, decidiram continuar a greve da categoria, que já dura um mês.

De acordo com a presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinte), Fátima Cardoso, a categoria não aceita a proposta e quer a equiparação dos salários aos demais profissionais do estado. "Não dá para aceitar. Queremos equiparação do salário aos demais profissionais, não podemos ficar com o menor salário da estrutura estadual", afirmou.

Na tarde de ontem, 02, foi apresentada aos representantes do Sinte-RN uma proposta do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por intermédio do Gabinete Civil, da Secretaria de Estado da Administração e dos Recursos Humanos (SEARH) e da SEEC, que anunciava o cumprimento imediato do Piso Nacional. Com a proposta, nenhum profissional do magistério perceberia salário inferior a R$ 890, a partir do mês de junho, para jornada de 30 horas semanais, no nível médio, e o escalonamento do Piso Nacional no atual Plano de Cargos, Carreira e Remuneração – PCCR, seria parcelado em quatro vezes, a começar no mês de setembro e concluído no mês de dezembro.

FONTE: DN Online


quinta-feira, 2 de junho de 2011

GOVERNO PUBLICA NOTA ABERTA AO SINTE E AOS PROFISSIONAIS DO MAGISTÉRIO DA REDE ESTADUAL DE ENSINO



O Governo do estado divulgou uma nota na tarde desta quinta-feira (2) endereçada ao Sindicato dos Trabalhadores em Educação do RN (Sinte/RN) e aos profissionais do Magistério da rede pública de ensino.

No documento, o Governo apresenta propostas para o Piso Salarial Nacional, Plano de Cargos, Carreira e Remuneração do Magistério, o pagamento dos Professores Temporários e as Horas Suplementares, as aposentadorias e o concurso público para os professores do Estado. Além disso, apresentou uma nova tabela salarial para a categoria.

O aumento leva em conta julgamento pelo STJ da constitucionalidade da Lei do Piso Salarial. O Governo aguarda respota do sindicato sobre a greve.

Confira nota na íntegra:

NOTA ABERTA AO SINTE E AOS PROFISSIONAIS DO MAGISTÉRIODA REDE ESTADUAL DE ENSINO

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por intermédio do Gabinete Civil da Governadora, da Secretaria de Administração e Recursos Humanos (SEARH) e da Secretaria de Educação (SEEC) vem reiterar, nesta quinta-feira (02 de junho de 2011), o compromisso com a qualidade da Educação Básica em nosso Estado entendida como direito constitucional e a conseqüente reconstrução da imagem da rede pública de ensino. Para tanto, entende que a valorização do trabalho docente adquire centralidade no conjunto das ações de governo em curso.

A construção da profissionalidade docente nos patamares exigidos pela contemporânea sociedade brasileira deve ser enfrentada de forma coletiva, e reconhecemos o diálogo aberto com o Sindicato dos Trabalhadores da Educação do Rio Grande do Norte (SINTE/RN) uma condição relevante para a consecução de tal objetivo.

Sobre o Piso Salarial Nacional

Frente a este cenário e considerando o julgamento pelo STJ da constitucionalidade da Lei do Piso Salarial (Lei 11.738/08), anunciamos que no Rio Grande do Norte o Piso Nacional será cumprido de imediato. A partir do mês de junho, *nenhum profissional do magistério perceberá salário inferior a 890 reais*, para jornada 30 horas semanais, no nível médio.

Sobre o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração do Magistério

O Governo entende que o Piso Nacional tem reflexos para o PCCR do Magistério Público Estadual (Lei Complementar No. 322 de 11.01.2006), com efeitos nos vencimentos dos professores.

Tais efeitos se confrontam com as exigências da Lei de Responsabilidade Fiscal, em função do seu expressivo impacto financeiro na folha de pagamento de pessoal. Isto vem gerando impedimentos relativos a aumento salarial não apenas em relação ao quadro do Magistério, mas também em relação ao conjunto das categorias profissionais de servidores públicos do Estado do RN.

No entanto, considerando a recente e imperativa decisão judicial, assim como a especificidade do financiamento da educação que impõe obrigatoriedade de cumprimento de desembolsos financeiros para fazer cumprir o princípio expresso na Constituição Federal, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação e na Lei do FUNDEB, de valorização do magistério e, também, a decisão de governo da prioridade da educação, o Governo do Estado entende que deve viabilizar os reflexos do Piso no Plano de Cargos, *de forma progressiva e negociada*.

Isto se concretiza da seguinte forma:

Parcelamento do impacto do Piso Nacional no atual Plano de Cargos, em quatro vezes, a começar no mês de setembro e concluir no mês de dezembro. Neste sentido, há que se editar uma nova Lei Estadual com a nova tabela salarial, sendo os valores da Tabela 1 (Vencimento Atual)* substituídos pelo da Tabela 2 (*Plano Estadual de Acordo com o Piso Nacional).



Sobre o pagamento dos Professores Temporários e as Horas Suplementares:
- o Governo do Estado está saldando os débitos com professores temporários e horas suplementares relativas ao ano de 2010.

- Em relação ao ano de 2011, será regularizado no mês de junho, em conjunto com o pagamento da folha estadual e com o pagamento dos estagiários.

Sobre as aposentadorias:

- A SEEC vem agilizando a tramitação das aposentadorias represadas.

Sobre o Concurso Público:


- A SEEC, em conjunto com a SEARH, está viabilizando, também, a realização de um concurso público para professores ainda no decorrer do ano letivo 2011.

Entendemos que há uma enorme tarefa para a construção de uma nova carreira docente, que deve ser objeto de um projeto conjunto e dialogado. Para tanto, a SEEC realizará, ainda no ano letivo 2011, um Censo dos Profissionais da Educação, como condição para viabilizar uma nova forma de gestão de pessoal, com base em informações reais que subsidiem o planejamento educacional.

Uma condição essencial para que se concretize a qualidade do ensino é o efetivo cumprimento dos 200 dias letivos. A SEEC fará cumprir, de imediato, um plano de reposição de aulas. Não admitimos que os alunos sofram ainda mais as conseqüências desta crise. Seremos vigilantes no cumprimento do calendário letivo com um plano pedagógico gerador de aprendizagens significativas para os estudantes.

FONTE: SITE DO GOVERNO DO  ESTADO


quarta-feira, 1 de junho de 2011

ALUNOS REMETEM CARTA À GOVERNADORA PEDINDO SOLUÇÕES PARA O FIM DA GREVE DOS PROFESSORES DO ESTADO DO RN


Uma carta feita a várias mãos, um exemplo a ser seguido. Diante da situação de milhares de crianças que estão sem aula em todo o estado, alunos de 8 a 11 anos da Escola Estadual Hegésippo Reis, em Nova Descoberta, Zona Sul de Natal, escreveram uma carta à governadora Rosalba Ciarlini pedindo soluções para o fim da greve dos professores.


Os alunos desta escola não estão sem aulas, mas sabem que suas professoras não recebem seus salários desde o início do ano. "Ainda bem que a nossa Escola não está em greve, porque aqui as professoras são quase todas contratadas como estagiárias e pelo concurso de temporários. (...) Mas levamos um susto quando soubemos que elas ainda não receberam salários neste ano de 2011", diz a carta.


O documento foi entregue na governadoria, com cópia para a secretária estadual de educação, Betânia Ramalho, no dia 27 de maio, e além da certeza de que a governadora lerá a carta, os alunos estimam até um prazo para que tudo seja resolvido. "Eu seique ela é muito ocupada, mas ela vai ler a nossa carta, tenho certeza. Mesmo que seja de noite, quando ela tiver um tempinho", disse Ana Ester de Sousa, 11, aluna do 5º ano. "Eu acredito que até segunda-feira da próxima semana é um prazo bom para ela resolver todos esses problemas", disse Rickson Kleven, 9, aluno do 4º ano.


A ideia da carta surgiu nas assembleias realizadas semanalmente na escola, onde os alunos têm a oportunidade de discutir os problemas da instituição. "Surgiu então o questionamento, por parte dos alunos, sobre a possibilidade de greve na escola, e isso foi apenas o início da discussão", explicou a diretora da E.E. Hegésippo Reis, Maria Evânia de Oliveira. A partir daí os alunos começaram a desenvolver textos individuais sobre o assunto e reunir todas as informações em apenas um documento.


Conteúdo
O resultado foi uma carta simples e sincera que começa assim: "Senhora Governadora Rosalba Ciarlini, as greves dos professores e da polícia estão prejudicando a vida da população. (#) Achamos muito injusto precisar ter greve. Com a greve a gente não tem aula e sem aula a gente não aprende nada". E termina assim: "Nós merecemos ter um bom futuro e para isso temos que estudar muito bem, todos os dias".

Compromisso

A E.E. Hegésippo Reis continua com as aulas normais porque os professores e funcionários são comprometidos com a educação das crianças. Há mais de um ano a escola sofre com a falta de uma merendeira, e tem apenas uma servente responsável pela limpeza de todo o prédio. Para minimizar os problemas os funcionários se revezam no preparo da merenda e os alunos ajudam na organização da escola. Nada disso ficou de fora da carta.

"A nossa Escola poderia ser bem melhor, mas aqui falta uma merendeira e uma pessoa para a limpeza. No turno da tarde, desde o começo do ano, qualquer pessoa ajeita a nossa merenda e isso não está certo. É justo a funcionária da Secretaria, o porteiro, a diretora e a coordenadora deixarem as suas tarefas e se revezarem para fazer lanche pra gente, Governadora? Precisamos de uma merendeira com urgência. No final da aula colocamos as nossas cadeiras em cima das mesas para ajudar a única pessoa que limpa a Escola", diz a carta.

FONTE: DIÁRIO DE NATAL-RN

SINTE TERÁ AUDIÊNCIA COM SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO NESTA QUINTA-FEIRA

A Direção do Sinte participará de uma audiência com a secretária de Educação do Estado, Betânia Ramalho. O encontro será realizado nesta quinta-feira (2), na Casa Civil. A reunião foi confirmada por telefone pela SEEC e o Sinte solicitou a oficialização da audiência.

Segundo a coordenadora geral do Sinte, Fátima Cardos, a audiência tem causado boas expectativas à categoria, pois o Governo já iniciou as negociações com o Sindicato dos Médicos e a paralisação dos Trabalhadores em educação completa 30 dias.

“Dos serviços paralisados, os Trabalhadores da Educação são a única categoria que ainda não teve resposta às suas reivindicações. Esperamos que com esse encontro o impasse comece a ser resolvido.”, afirmou a dirigente.

FONTE: SINTE-RN