terça-feira, 31 de maio de 2011

ESCOLA ESTADUAL VICENTE DE FONTES PARTICIPA DO NOVENÁRIO DE MARIA

A Escola Estadual Vicente de Fontes participou do novenário do mês mariano neste dia 27 de maio, com a participação de alunos, professores, funcionários e pais de alunos.






sábado, 28 de maio de 2011

TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO DO RN QUE TRABALHAM NA SEEC REALIZAM REUNIÃO E DECIDEM ADERIR AO MOVIMENTO GREVISTA



Os trabalhadores em educação que trabalham na SEEC realizaram na manhã desta sexta-feira (27), uma reunião. Nessa reunião, a situação salarial e as condições de trabalho dos trabalhadores em educação lotados na SEEC foram bastante discutidas.

Segundo Janeayre Souto, diretora de Organização do SINTE, nunca o sindicato conseguiram reunir um número tão expressivo de trabalhadores em educação que trabalham na SEEC. Foi um momento impar para os trabalhadores em educação.

Na reunião, os trabalhadores aproveitaram para denunciar a forma e as ameaças que a atual gestão da SEEC vem tratando os funcionários.

De acordo com Janeayre Souto, no encontro foi deliberado que a partir de segunda-feira (30), todos os trabalhadores em educação lotados na SEEC irão realizar uma operação tartaruga.

Não temos duvidas que a greve dos trabalhadores em educação ganha e muito com a adesão dos companheiros da SEEC.

É pelo jeito a SEEC a partir de segunda-feira (30), ficará trabalhando somente com o seu staff, ou seja, com o “Núcleo dos Acadêmicos”.

FONTE: BLOG DE JANEYARE SOUTO


sexta-feira, 27 de maio de 2011

GREVE DOS PROFESSORES ESTÁ MANTIDA APÓS REUNIÃO COM O GOVERNO



Em greve há 25 dias, os servidores ligado ao Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública (Sinte/RN) permanecerão por tempo indeterminado sem retornar às salas de aula da rede estadual de ensino. A decisão veio após o diálogo com autoridades da administração estadual na manhã desta sexta-feira, 27. Apesar disso, a presidente do Sinte, Fátima Cardoso, saiu com a impressão positiva do encontro e já há a perspectiva de atendimento das reivindicações da classe.


A boa notícia para os servidores foi a informação de que a arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) superou a meta estipulada. Nos primeiros cinco meses do ano, cerca de R$ 300 milhões chegaram aos cofres do Governo, quando a expectativa não ultrapassava os R$ 220 milhões. Esse aumento pode vir a garantir o atendimento das reivindicações feitas pelo Sinte.

O encontro na Governadoria reuniu o secretário-chefe do Gabinete Civil, Paulo de Tarso, e o secretário de Administração, José Anselmo de Carvalho. Para Paulo, houve um avanço significativo nas negociações e o diálogo também serviu para acabar com tensões entre os protestantes e o Executivo.

O chefe do Gabinete Civil, Paulo de Tarso, declarou que o Governo está no caminho certo, mas pede cautela na interpretação dos números. “Não podemos garantir que esse aumento do ICMS seja estável. Vamos aguardar para ver “, disse.

Paulo voltou a descartar os reajustes imediatos para as categorias e reiterou a necessidade de de negociação global com as categorias paralisadas.


A impressão foi positiva para os sindicalistas. “Cada vez mais temos a certeza de que o Governo atenderá as nossas reivindicações. Na próxima sexta-feira poderemos ter um panorama melhor da situação com a atualização do limite prudencial e o estudo de impacto das reivindicações no orçamento”, comemorou Fátima Cardoso.

A categoria pede o cumprimento do plano de cargos e também a equiparação dos salários dos profissionais da educação com os funcionários dos demais âmbitos estaduais.
FONTE: TRIBUNA DO NORTE-RN















GOVERNADORA MARCA AUDIÊNCIA COM MINISTRO SOBRE A GREVE DA EDUCAÇÃO DO RN

A governadora Rosalba Ciarlini não está tão indiferente à greve da educação como procura fazer crer. Ela aproveitou uma solenidade no Palácio do Planalto, nesta quinta-feira (26) para tratar da greve dos trabalhadores em educação do Rio Grande do Norte.

O pedido aconteceu durante a assinatura de convênios entre o Governo Federal e Municípios para a construção de quadras e creches e doação de bicicletas

A Governadora pediu ao ministro da Educação, Fernando Haddad uma audiência para tratar da greve e tentar incluir o RN entre os Estados que recebem complementação para o piso nacional de salários do magistério.

O ministro Haddad se comprometeu a receber a Governadora, com a bancada federal , na terça-feira (31), às 11h, na sede do Ministério, em Brasília.

(Com informações da Assessoria de Comunicação do Governo do Estado)

FONTE: SITE DO SINTE



ATO DE PROTESTO REÚNE TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO DE TODO O ESTADO



Os trabalhadores em educação deram uma resposta às declarações da governadora de que a greve estava fragilizada. Na manhã de hoje, o Sinte-RN organizou um grande ato em defesa da educação pública. O primeiro momento do protesto foi no pátio do Ginásio Machadinho.

De lá, os manifestantes seguiram em passeata pela marginal da BR 101, até a Governadoria. Além da direção do Sinte-RN, Centrais Sindicais, representantes de outros Sindicatos, dos estudantes, o vereador George Câmara, o deputado Fernando Mineiro e um representante da deputada Fátima Bezerra, fizeram pronunciamentos de apoio.

 

Do Machadinho, os manifestantes seguiram em passeata pela marginal da BR 101, até a Governadoria. Estudantes, Educadores e Funcionários caminharam juntos e em tom de seriedade, cobraram negociação.

A multidão falava palavras de ordens, destacando principalmente que a educação não é moeda de negócio. Os estudantes num gesto de cumplicidade gritavam: "O professor é meu amigo, mexeu com ele mexeu comigo".

 
A atividade teve caráter estadual. Todas as regionais e a maioria dos núcleos municipais do Sindicato enviaram caravanas com profissionais da educação e alunos. O coordenador geral do Sinte-RN, professor Rômulo Arnaud destacou a presença massiva das caravanas vindas de Mossoró e Região. “A categoria está respondendo com luta à decepção com esse governo”, avaliou.

Os manifestantes enfrentaram um sol escaldante na expectativa de conseguir uma audiência com a Governadora, mas nem ela, nem nenhum representante do Governo se dispuseram a dialogar com as lideranças dos trabalhadores.

Para a coordenadora geral do Sinte-RN, Fátima Cardoso, a ausência de resposta da Governadora é uma afronta à luta da categoria e ao clamor da sociedade em defesa da educação. “O Governo sabia que iríamos até lá. Ao invés de nos receber, deu o sinal de que está virando as costas para a educação. Todos fugiram para não enfrentarem os estudantes e profissionais da Educação”, denunciou Fátima.

No final, a direção do Sindicato conseguiu agendar uma audiência com o Chefe do Gabinete Civil, Paulo de Tarso. O encontro será realizado amanhã, às 10h, na Governadoria. A atividade foi encerrada com uma feijoada no pátio do Machadinho.

FONTE:SITE DO SINTE/RN





quinta-feira, 26 de maio de 2011

EM PROGRAMA DA REDE GLOBO, O DISCURSO DA PROFESSORA AMANDA GURGEL GANHA CREDIBILIDADE NACIONAL





A professora potiguar Amanda Gurgel foi bastante aplaudida no Domingão do Faustão e também elogiada várias vezes pelo próprio apresentador Fausto Silva. Amanda foi ao maior programa de auditório da Rede Globo e passou 23 minutos e 67 segundos revelando sua luta em favor dos professores do Rio Grande do Norte.

 Amanda Gurgel chamou a atenção na Audiência Pública da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. A professora fez um discurso indignado, apontando os principais problemas da educação do país, os baixos salários dos professores e a falta de estrutura das escolas públicas.

 A Professora Amanda Gurgel foi ao Domingão no domingo (22), para continuar sua luta pela melhoria no ensino do país e por condições mais dignas para os professores.

 “Eu acredito que faz parte do processo educacional ensinar a luta pelos seus direitos. Eu ensino meus alunos a lutarem, portanto eu tenho que ser a primeira”, afirmou Amanda.

Ainda sobre as condições salariais, a professora foi direta: “O salário de um deputado só é suficiente para pagar o de 30 professores.” Em uma enquete realizada pelo programa, 98% do público que votou concorda com o discurso da professora.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

CONVITE

 
Tendo em vista as celebrações do mês mariano, a Direção da  Escola Estadual Vicente de Fontes convida alunos, professores, funcionários e toda comunidade, em geral, para participarem da celebração em homenagem a este estabelecimento de ensino, que será neste dia 27 de maio(sexta-feira), a partir das 19h, na matriz de São Francisco de Assis.

Agradece a Direção

RIO "GREVE" DO NORTE

A lista de serviços que estão em movimento de greve no Rio Grande do Norte vai aumentando e causando um transtorno cada vez maior para a população. O potiguar que já sofria com a greve dos policiais civis, médicos recém-contratados e professores, contou ainda a partir desta segunda-feira com a paralisação dos motoristas de ônibus.

 
Nas redes sociais o momento de greves diversas no Estado também está dando o que falar. No Twitter a hastag “#riogrevedonorte” alcançou o segundo lugar entre os assuntos mais comentados do microblog no Brasil durante à tarde desta segunda-feira. Os internautas publicaram reclamações com os serviços em greve, além cobrar soluções do poder público para solucionar a situação compromete o cotidiano dos estudantes, trabalhadores e sociedade em geral.

 
As categorias dos servidores do Detran-RN, Emater-RN, Jucern, Idema, Centrais do Cidadão e técnicos da Secretaria Estadual de Tributação, irão aderir ao movimento grevista no Estado. Os demais médicos da rede estadual de saúde também anunciaram a paralisação a partir do próximo dia 1º de junho, deixando a vida do cidadão potiguar ainda mais complicada.

 
CATEGORIAS EM GREVE E SUAS REIVINDICAÇÕES

 
Polícia Civil - Aplicação da lei de reestruturação da carreira dos agentes policiais; nomeação dos concursados; retirada dos presos da delegacia; transformação da quentinha para vale-refeição.

 
Médicos - Incorporação salarial de 50% da gratificação de R$ 2.220,00 em maio

 
Detran, Idema, Emater, Jucern, técnicos da SET, Centrais do Cidadão - Pagamento das parcelas de aumento salarial previstas de cargos, carreiras e salários.

 
Motoristas e cobradores de ônibus - Aumento unificado de 13,98% no salário de motoristas e cobradores; plano de saúde, adicional de antiguidade e aumento no vale-alimentação.

 
Professores da rede estadual - Equiparação salarial com a administração direta estadual - aumento de 30%.

Fonte: Serra Negra em Foco



sexta-feira, 20 de maio de 2011

MEC ABRE PERÍODO DE INSCRIÇÃO DE PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DE EDUCAÇÃO BÁSICA PARA CURSOS DE EXTENSÃO, APERFEIÇOAMENTO E ESPECIALIZAÇÃO / VAGAS NO POLO UNIVERSITÁRIO DE LUÍS GOMES - PUAP


O Ministério da Educação, em parceria com as Instituições Públicas de Ensino Superior, está ofertando cursos de aperfeiçoamento, extensão e especialização. Os cursos de formação continuada são destinados aos professores em exercício das escolas públicas estaduais e municipais que tenham sido registrados no Censo Escolar de 2009 ou no Censo Escolar de 2010. O processo de indicação/inscrição nestes cursos será realizado através da Plataforma Freire.

CURSOS DE EXTENSÃO E APERFEIÇOAMENTO

O processo de inscrição de professores da rede pública de educação básica nos cursos de extensão e aperfeiçoamento sofreu algumas mudanças. Agora a indicação dos professores para estes cursos é realizada pelo Diretor de sua escola. Observe o cronograma e o responsável por cada uma das fases.

a) Validação dos nomes dos diretores (responsável: Secretários de Educação): – a partir de 11/05/2011 por tempo indeterminado - Os Secretários de Educação devem confirmar ou alterar a lista de diretores de cada escola do seu município/estado na Plataforma Freire.

b) 16/05/2011 até 29/05/2011 – Indicação dos professores para os cursos de formação continuada por parte do Diretor da Escola. (responsável: Diretores de Escola):

c) 23/05/2011 até 05/06/2011 – O professor deve confirmar se tem interesse ou não em realizar o curso para o qual foi indicado pelo Diretor da Escola. (responsável: Professor):

d) 06/06/2011 até 16/06/2011 – É o período de validação, pelos Secretários de Educação, das indicações dos professores nos cursos de aperfeiçoamento e extensão. O Secretário deve ter o cuidado de somente validar as pré-inscrições daquele número de professores que ele efetivamente poderá ceder e apoiar para realização dos cursos. (responsável: Secretário de Educação)

e) A partir de 18/06/2011 – Estará disponível para as Universidades e Institutos de Ensino Superior, na Plataforma Freire, a lista de professores validados para os cursos de formação continuada. (responsável: Ministério da Educação)

CURSOS DE EXTENSÃO E APERFEIÇOAMENTO
Plano Nacional de Formação de Professores – PARFOR - MEC - Ministério da Educação

Instituição: UFRN
Curso : Educação para as Relações Étnico Raciais 
Modalidade: A distância
Tipo de Formação: Extensão/Aperfeiçoamento 
Município: Luís Gomes /RN
Período de oferta: 2 Semestre 2011
Vagas: 60

Instituição: UFRN
Curso: Gênero  e Diversidade na Escola
Modalidade: A distância
Tipo de formação: Extensão/Aperfeiçoamento
Município: Luís Gomes/ RN
Período de oferta: 2 Semestre 2011
Vagas: 90

Instituição: UFRN
Curso: Mídias na Educação
Modalidade: A distância
Tipo de formação: Extensão/Aperfeiçoamento
Município: Luís Gomes/ RN
Período de oferta: 2 Semestre 2011
Vagas:100

CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO

30/05/2011 até 05/06/2011 – Professor realiza a pré-inscrição nos cursos de especialização. (responsável: Professor)

OBSERVAÇÃO: O processo de inscrição nos cursos de especialização ofertados pela Plataforma Freire é feito diretamente pelos professores da rede pública de educação básica.

Plano Nacional de Formação de Professores – PARFOR - MEC - Ministério da Educação


Instituição: UFRN
Curso: Ciências
Modalidade: A distância
Tipo de formação: Especialização
Município: Luís Gomes/RN
Periodo de oferta: 2 semestre 2011
Vagas: 60



Instituição:UFRN
Curso:Filosofia
Modalidade: A distância
Tipo de formação:Especialização
Município: Luís Gomes
Período de oferta: 2 Semestre 2011
Vagas: 50

Instituição:UFRN
Curso:Estudos Sociais/Sociologia
Modalidade: A distância
Tipo de formação: Especialização
Município:  Luís Gomes
Período de oferta: 2 Semestre 2011
Vagas:40

Instituição:UFRN
Curso: Matemática
Modalidade: A distância
Tipo de formação: Especialização
Município: Luís Gomes`
Período de oferta:2 Semestre 2011
Vagas:50

Site da Plataforma Freire http://freire.mec.gov.br/index-static

FONTES: SITE DA SEDIS 
BLOG DO POLO UNIVERSITÁRIO DE LUIS GOMES-PUAP

quinta-feira, 19 de maio de 2011

PROFESSORA AMANDA GURGEL, DO RN, FALA SOBRE SITUAÇÃO CRÍTICA DA EDUCAÇÃO E VIRA HEROÍNA NAS REDES SOCIAIS.


A professora do Rio Grande do Norte Amanda Gurgel virou heroína da causa da classe, por melhores salários, nas redes sociais. Um vídeo no qual ela silencia os deputados do RN em audiência pública quando fala sobre a situação crítica da educação já tem mais de 54 mil visualizações no You Tube. Desde o começo da tarde desta quarta-feira (18) o nome “Amanda Gurgel” já está na lista brasileira dos Trending Topics, no Twitter.

Em seu depoimento, Amanda Gurgel acaba fazendo um resumo preciso sobre o quadro da educação no RN apresentando seu contracheque de R$ 930 reais. “Como as pessoas até agora, inclusive a secretária Bethania Ramalho, apresentaram números, e números são irrefutáveis, eu também vou fazê-lo. Apresento um número de três algarismos apenas, que é o do meu salário, de R$ 930″.

A professora continua seu discurso dizendo que “os deputados deveriam estar todos constrangidos com a educação no estado do Rio Grande do Norte e no Brasil. Não aguentamos mais a fala de vocês pedindo para ter calma. Entra governo, sai governo, e nada muda. Precisamos que algo seja feito pelo estado e pelo Brasil. O que nós queremos agora é objetividade”.
FONTE: BLOG ABELHINHA

quarta-feira, 18 de maio de 2011

INSCRIÇÕES PARA ENEM 2011 COMEÇAM NO DIA 23 DE MAIO, ÀS 10H



O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), autarquia responsável pelo Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), acaba de divulgar as datas de inscrição para o exame deste ano: de 23 de maio, a partir de 10h até dia 10 de junho, às 23h59. As inscrições serão feitas exclusivamente pela internet.

As inscrições vão custar R$ 35. E, assim como nas outras edições, haverá isenção do pagamento da tarifa para alunos que terminam o ensino médio em rede pública.

As provas deste ano serão nos dias 22 e 23 de outubro.

Nesta seleção, os candidatos não poderão entrar na sala com relógios, mas cada sala terá um marcador de tempo. Além disso, os estudantes deverão desligar celulares e outros aparelhos eletrônicos e colocá-los em um porta-objetos específico, que será entregue nos locais de prova.


FONTE: PORTAL DO MEC









CURSOS PARA PROFESSOR RECEBEM INSCRIÇÕES ATÉ DIA 29 DE MAIO


Diretores das escolas públicas podem indicar, até 29 de maio, os professores de sua unidade escolar nos cursos de extensão e de aperfeiçoamento oferecidos por meio da Plataforma Freire.

A formação é uma parceria entre a Secretaria de Educação Básica (SEB), a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad) e a Secretaria de Educação Especial (Seesp) com instituições públicas de ensino superior, e atenderá professores de todos os entes da federação.


A Plataforma Freire é um sistema desenvolvido pelo MEC por meio do qual o professor se inscreve em cursos oferecidos pelo Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica, com o objetivo de adequar a sua graduação.

Entre as opções disponíveis para os professores estão os cursos de formação continuada em educação ambiental, ensino integral, educação e saúde e relações etnorraciais e diversidade no ambiente escolar. No total, serão oferecidas 89.733 vagas em um total de 1.357 cursos, divididos entre presenciais, semipresenciais e a distância, todos com duração de até 300 horas.

Somente poderão ser indicados professores que tenham sido registrados como educadores em efetivo exercício no Censo Escolar 2009 ou 2010. O professor que já tenha se pré-inscrito em curso de formação inicial também não poderá se inscrever nos cursos de extensão e aperfeiçoamento.


Os professores indicados devem acessar a plataforma e confirmar o seu interesse em realizar a formação entre os dias 23 de maio e 5 de junho. Após esse prazo, as secretarias de educação devem validar as pré-inscrições dos educadores até o dia 16 de junho.


Mais informações sobre o processo de inscrição dos cursos de formação continuada podem ser obtidas no portal da Plataforma Freire, no site http://freire.mec.gov.br/index/satix .

FONTE: PORTAL DO MEC

terça-feira, 17 de maio de 2011

VIDEOCONFERÊNCIAS VÃO ORIENTAR ESCOLHA DOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO PARA 2012



A Secretaria de Educação Básica (SEB) do Ministério da Educação realizará videoconferências, na terça-feira, 17, e na quarta, 18, para apresentar a professores e técnicos das secretarias estaduais de educação os critérios didático-pedagógicos que nortearam o processo de avaliação das obras para o ensino médio inscritas no Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2012. As conferências, que irão ao ar às 14h, no site http://portal.mec.gov.br/seb/transmissao,
orientarão os participantes na escolha dos livros didáticos para o triênio 2012-2015.

O período de indicação das obras para o ensino médio será aberto no dia 23 e se estenderá até 12 de junho, em todas as escolas públicas de ensino médio. Pela primeira vez, o MEC oferece coleções que contemplam todos os componentes curriculares. No primeiro dia de videoconferências, serão apresentadas as coleções de matemática, biologia, química, física e língua estrangeira moderna (inglês e espanhol); no segundo, língua portuguesa, história, geografia, sociologia e filosofia.

O Guia do Livro Didático de 2012 contém o resumo das obras selecionadas pelo MEC. Com o guia, professores e diretores podem indicar os títulos mais adequados ao sistema pedagógico. As dúvidas serão tiradas nas videoconferências, acessíveis aos interessados também pelo sistema de webconferência.

Na seleção e distribuição dos livros didáticos, o MEC abre edital de convocação de editoras. Elas apresentam os livros, que passam por avaliação quanto à proposta pedagógica e à linha de pesquisa dos autores. As obras aprovadas são apresentadas às escolas pelo Guia do Livro Didático. Escolhidas as coleções para cada disciplina, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) negocia os preços com as editoras e, por meio de contrato com os Correios, faz a distribuição. Os livros devem chegar às escolas antes do início do ano letivo.

FONTE: PORTAL DO MEC

segunda-feira, 16 de maio de 2011

DEPOIMENTO DE PROFESSORA SILENCIA AUTORIDADES EM AUDIÊNCIA PÚBLICA NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO RN

Na audiência pública proposta para discutir a atual situação da educação no RN, na Assembleia Legislativa, a professora da Rede Pública Estadual, Amanda Gurgel, deu um depoimento verdadeiro e corajoso sobre as condições de trabalho e sobrevivência dos professores.

"Como as pessoas até agora, inclusive a secretária Bethania Ramalho apresentaram números e números são irrefutáveis, eu também vou fazê-lo. Apresento um número de três algarismos apenas, que é o do meu salário, de R$ 930".

Esse foi o ínicio da fala da professora, que complementou: "Não tenho vergonha de fazê-lo porque penso que o constrangimento deveria vir de vocês".

O blog fez questão de publicar o vídeo por entender ser de grande relevância não só para os professores em greve, mas para a sociedade do Rio Grande do Norte. Clique e assista ao vídeo:





FONTE: BLOG DE JEAN CARLOS

sexta-feira, 13 de maio de 2011

PUBLICADO EDITAL DE VAGAS REMANESCENTES PARA PÓS-GRADUAÇÃO NO POLO UNIVERSITÁRIO DE LUIS GOMES



A Pró-Reitoria de Ensino do IFRN acaba de publicar edital de vagas remanescentes para Cursos Superiores de Pós-Graduação Lato Sensu na modalidade Educação a Distância, no âmbito da Universidade Aberta do Brasil (UAB). São 22 vagas distribuídas entre os polos Caraúbas, Grossos e Luis Gomes. As inscrições serão realizadas via internet, através do site www.ifrn.edu.br  de 6 a 19 de maio. Para validar sua inscrição, o candidato deverá comparecer ao polo em que deseja se vincular, nos horários indicados no anexo II do edital e apresentar a seguinte documentação:

· Carteira de identidade;
· Cadastro de Pessoa Física (CPF);
· Título de Eleitor com comprovante da última eleição;
· Histórico Acadêmico de curso superior de graduação;
· Diploma de curso superior de graduação ou equivalente;
· Certificado de Reservista, para os candidatos do sexo masculino;
· Curriculum Vitae, com fotocópia dos documentos comprobatórios.

Para mais informações, confira o edital 

http://portal.ifrn.edu.br/ensino/editais/editais-2011/Edital%2018_2011_Vagas%20remanescentes%20Especializacao%20UAB.pdf/at_download/file


Maiores informações (PUAP- Polo Universitário de LUÍS GOMES ): Prof. Miguel (84)9623 3157

FONTE: BLOG DO POLO UNIVERSITÁRIO DE LUIS GOMES

SEEC E SINTE REALIZARAM MAIS UMA RODADA DE NEGOCIAÇÃO




A secretária de Estado da Educação e da Cultura (SEEC), Betânia Ramalho, e a secretária adjunta, Adriana Diniz, reuniram-se, mais uma vez, com representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Rio Grande do Norte (SINTE/RN), no final da manhã desta quinta (12), no Gabinete Civil do Governo do Estado. O sindicato havia ocupado a sala da Chefia de Gabinete da SEEC, no período da manhã, em busca de respostas para as reivindicações da categoria quanto às melhorias salariais.

Durante a reunião, a secretária mostrou para a diretoria do SINTE o esforço que o governo vem fazendo no sentido de atender as reivindicações da categoria. De acordo com Betânia Ramalho, o Governo está fazendo estudos de impacto financeiro e analisando todos os cenários para que possa apresentar uma proposta concreta.

“Eu não vim aqui para fazer demagogia, falsa promessa nem falsa negociação. Nós estamos o tempo todo buscando os números, calculando tudo. Temos ajustes financeiros na secretaria para fazer. Atender o que a categoria está pedindo, no momento, não é possível porque não se trata, apenas, de cumprir o piso salarial. O problema é cumprir o escalonamento do plano a partir do piso, mas estamos fazendo tudo o que é possível para atender o máximo que pudermos”, afirmou Betânia.

Os manifestantes entraram em greve, há mais de uma semana, reivindicando aumento salarial. O processo de negociação vai continuar aberto e aguardando os estudos do governo. De acordo com levantamento da Coordenadoria dos Órgãos Regionais de Educação do Estado (CORE), até o final da Tarde de ontem (Quarta/11), 19,07% das escolas do Estado estavam paralisadas, totalmente, e 19,01%, parcialmente. Ou seja, mais de 61% das escolas, cerca de 440, permanecem com o ritmo de aulas normal.
 FONTE: TRIBUNA DO NORTE

PROVAS DO ENEM 2011 ESTÃO PREVISTAS PARA OS DIAS 22 E 23 DE OUTUBRO







O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deverá ter duas edições em menos de um ano. Este ano, as provas devem ocorrer em outubro, nos dias 22 e 23, e sete meses depois, nos dias 5 e 6 de maio de 2012, um novo exame deve ser aplicado em todo o país. As datas serão confirmadas na próxima semana, com a publicação do edital pelo Ministério da Educação (MEC).

Tudo indica, portanto, que a intenção de se realizar duas edições do exame por ano será colocada em prática. Em 2009, o MEC deu início a um projeto de substituição dos vestibulares tradicionais pelo Enem. A partir do resultado da prova, os alunos se inscrevem no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e podem pleitear vagas em instituições públicas de ensino superior de todo o país. A participação no Enem também é pré-requisito para os estudantes interessados em uma bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni).

FONTE: TRIBUNA DO NORTE

quinta-feira, 12 de maio de 2011

DIA NACIONAL DE LUTA GERA MOBILIZAÇÕES EM TODO O ESTADO


O Dia Nacional de Luta no RN foi marcado por atividades em todo o Estado. Nos municípios de Baía Formosa, João Câmara e Lagoa Salgada a categoria realizou assembleia para definir os rumos da greve. Nísia Floresta e a Regional de Macau mobilizaram as redes estadual e municipal. Em cada uma dessas cidades as atividades de luta abrangeram as duas redes ao mesmo tempo.

Em Pau dos Ferros a rede municipal também poderá entrar em greve, em busca a implantação do Piso Nacional. Assim como em outros lugares, as atividades do dia foram realizadas pelas duas redes de ensino em conjunto. Apodi e a Regional de Assu também mobilizaram a categoria, que já está em greve.

Na capital do Estado, a direção do Sinte realizou um Ato Público na Praça Gentil Ferreira durante a tarde. A atividade teve continuidade com uma caminhada pelo comércio do Alecrim. Houve ainda reunião com o presidente da Câmara e lideranças partidárias.

FONTE: SINTE-RN

DEPUTADO ESTADUAL FERNANDO MINEIRO, ARTICULA E DIREÇÃO DO SINTE PARTICIPA DE REUNIÃO COM DEPUTADOS NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA


Fruto de uma articulação do Deputado Estadual Fernando Mineiro (PT), com a presidência da Assembleia Legislativa e com os 24 deputados com assento naquela casa, aconteceu no final da tarde desta quarta-feira (11), uma audiência entre uma comissão de deputados e a direção do SINTE, essa reunião teve como única pauta a greve dos trabalhadores em educação.

A reunião aconteceu na presidência da Assembleia Legislativa, contou a presença dos seguintes deputados: Ricardo Motta (PMN), Fernando Mineiro (PT), Larissa Rosado (PSB) e Hermano Morais (PMDB), além são claro de vários diretores do SINTE.

Segundo Francis Gomes, diretora de Assuntos da Capital, nessa reunião a direção do sindicato expos para os deputados toda a nossa pauta e os motivos que levaram a categoria a deflagrar a greve no último dia 28 de abril. Após a exposição do sindicato, os deputados assumiram o compromisso de formar uma comissão de deputados para buscar uma intermediação com o governo do estado. É muito importante o apoio que estamos recebendo dos deputados: Larissa Rosado (PSB), Hermano Morais (PMDB) e de Mineiro (PT), afirma a dirigente.

De acordo com Anselmo Pamplona, diretor de Cultura do SINTE, o mais importante na tarde desta quarta-feira (11) foi o deputado Fernando Mineiro (PT), ter colocado na ordem do dia daquela casa a greve dos trabalhadores em educação. Digo que foi importante, por que como Mineiro é professor e está deputado estadual mais do que ninguém ele é conhecedor de toda a nossa pauta, foi inclusive emocionante o depoimento de Mineiro quando ele falou que nunca tinha presenciado uma audiência no formato da que aconteceu entre o governo do estado e a direção do sindicato, no final da tarde da ultima quarta-feira (10), nos informa o dirigente do SINTE.

Já para Larrubia Tavares, diretora do Administrativo e Financeiro do SINTE, foi importante os deputados terem acompanhado a direção do sindicato na audiência com a Casa Civil do Estado na ultima quarta-feira (10), até por que os deputados puderam perceber que quem não quer negociar, quem não quer buscar saídas para a greve é o governo estadual. Alias o governo do estado e a SEEC deveria ter mais responsabilidade para com a educação pública básica, desabafa a dirigente.


FONTE: TRIBUNA DO NORTE-RN

quarta-feira, 11 de maio de 2011

AUDIÊNCIA FORTALECE LUTA DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO DO ESTADO DO RN

A audiência que o Sinte teve com o Governo nessa terça-feira (10) serviu para o governo reafirmar que não irá responder aos anseios da categoria. Durante todo o processo de negociação, o Sindicato tem ressaltado o desejo de ver suas reivindicações serem atendidas por meio do diálogo com o Governo. “Não queremos queda de braço. Queremos apenas que o Estado dialogue conosco para juntos chegarmos a um acordo.”, afirma a coordenadora geral do Sinte, Fátima Cardoso.

Por outro lado, a sindicalista diz que o conflito, enquanto luta de classe, se mantém porque o Governo não se interessa em apresentar proposta à categoria. Reiterando a fala da coordenadora, a diretora do setor jurídico do Sinte, Vera Messias, afirma: “quando esse desinteresse ocorre, os trabalhadores naturalmente reagem.”.

A diretora ressalta que o descontentamento se torna ainda maior pelo fato de haver lei nacional que versa sobre o Piso. “A insatisfação da categoria tem uma razão. O STF já publicou o acórdão e o governo ainda assim não atende às reivindicações.”

Durante a audiência, a secretária de Educação, Betânia Ramalho, falou sobre o Piso Salarial e a Carreira do Magistério. “Com uma conceituação distorcida ela diz que o Estado estuda a forma de como e quando implantá-los.”, disse Fátima Cardoso.

Segundo a dirigente o discurso da secretária possibilitou à categoria entender que haveria tentativa de implantar o Piso de R$890 para aqueles que ainda não o recebem. “Isso não representa sequer duas mil pessoas. Essa é, inclusive, uma forma piorada do que foi o teto salarial promovido por Vilma e Iberê.”, disse.

A coordenadora disse ainda que considera lamentável a postura do governo. “Esse deveria ser o momento para eles assumirem o dever de prover a educação, mas preferem deixar que o conflito se estenda. Isso permanecerá até eles compreenderem que os nossos professores têm o pior salário do país.”, ressaltou.


É importante lembrar que além das reivindicações do magistério, os demais Trabalhadores em Educação estão prejudicados pela falta de propostas do Governo do Estado. Segundo Fátima Cardoso, mais de quatro mil servidores da Educação ainda não receberam a primeira parcela do Plano, implantado em 2010. “Vou transformar minha decepção com o governo em mobilização junto à categoria e esclarecimentos à sociedade. Nossa luta permanecerá até que sejamos ouvidos de verdade pelo Governo.”, conclui a coordenadora.

FONTE:SITE DO SINTE-RN

terça-feira, 10 de maio de 2011

GREVE NA REDE ESTADUAL DE ENSINO CONTINUA FIRME


Por enquanto vamos continuar em greve”, afirmou o coordenador do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinte/RN), José Rômulo Arnaud, durante a audiência pública nesta terça-feira, 10, na Assembleia Legislativa.
Rômulo disse ainda que a categoria está disposta a negociar, mas “só se negocia quando se tem proposta”. Ele afirmou que a entidade vai a todas as reuniões que o governo marcar e que pretende entrar logo em um consenso, já que a greve não é boa para ninguém.

Entre as principais solicitações da categoria estão a revisão do Plano de Carreira do Magistério, o pagamento do plano aos demais servidores que já foram enquadrados, o cumprimento da lei que estabelece o piso nacional dos educadores e o pagamento de direitos em atraso.

“É necessário que o governo aplique a lei do piso imediatamente e a implantação definitiva do plano de cargos e salários”, enfatizou o coordenador.

O coordenador do Sinte/RN alega ainda que a categoria entende a situação economicamente difícil, mas cobra mais transparência nas ações. “Só dizer que está no limite prudencial, não ajuda, não esclarece e não convence a categoria", disse José Rômulo Arnaud.


FONTE: BLOG DO JEAN CARLOS

ENTIDADES E PARLAMENTARES DISCUTEM CENÁRIO DA EDUCAÇÃO DO RN




Ao abrir a audiência pública para discutir o cenário atual da educação no RN, realizada na manhã desta terça-feira, 10, na Assembleia Legislativa, o deputado Hermano Morais (PMDB), disse que considera justas as reivindicações dos professores da rede estadual no que diz respeito ao piso salarial e a revisão do Plano de Carreira do Magistério, mas que a paralisação das aulas no início do ano letivo é preocupante.



“Coloco-me a disposição da luta dos profissionais da categoria, no entanto é preocupante uma paralisação no inicio do ano letivo. É importante a presença de todos os que se propõem a construir uma melhor educação e vamos intermediar as negociações entre governo e profissionais, para que tenhamos logo o retorno das aulas”, enfatizou.



Além da greve dos professores e da questão do piso salarial, Hermano, que preside a Comissão da Educação, Ciências e Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e Social da AL, afirmou ainda que pretende discutir com a representante do governo, a secretária estadual de educação, Betânia Ramalho, a proposta de implantação da escola em tempo integral, a possibilidade de fechamento das escolas por falta de alunos e a oferta e qualidade da merenda escolar ofertada na rede pública estadual.



O deputado se mostrou preocupado com a situação de impasse entre a categoria e o Governo do Estado.  “É papel da Assembleia Legislativa tentar contornar essa situação, agindo como intermediadora entre os trabalhadores e o Governo. Vamos buscar uma solução rápida e eficaz para que os alunos da rede pública estadual não sejam tão prejudicados com a suspensão das aulas”, destacou Hermano.



Participam do evento o presidente da AL, deputado Ricardo Motta (PMN); a secretária estadual de Educação, Betânia Ramalho; o secretário de Planejamento e Finanças do RN, Oberi Rodrigues Júnior; o coordenador do Sinte/RN, José Rômulo Arnaud; o representante da União dos Dirigentes Municipais em Educação (UNDIME), Gutemberg Lisboa; a coordenadora do Centro de Apoio Operacional (Caopi) e a coordenadora do Instituto do Desenvolvimento da Educação (IDE), professora Eleika Bezerra Guerreiro.



Também estão presentes os deputados Walter Alves (PMDB) e Poti Junior (PMDB), que também são membros da Comissão, além do líder do governo, Getúlio Rêgo (DEM) e o deputado Fernando Mineiro (PT).


FONTE: TRIBUNA DO NORTE

domingo, 8 de maio de 2011

ESCOLA ESTADUAL VICENTE DE FONTES REALIZA FESTA EM HOMENAGEM AO DIA DAS MÃES

COM MÚSICA AO VIVO, APRESENTAÇÃO DE CORAL, DESFILES DAS CRIANÇAS E DA MAIS BELA MÃE, SORTEIOS, ENTRE OUTRAS ATIVIDADES, A ESCOLA ESTADUAL VICENTE DE FONTES COMEMOROU O DIA DAS MÃES,  NESTE DIA 07 DE MAIO, DE FORMA BEM ALEGRE E DIVERTIDA. 


,